quarta-feira, 6 de junho de 2007

Brasil / Índia, Lula vai à Alemanha "vender" etanol ao G-8

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva embaurcou de Nova Delhi para a Alemanha nesta terça-feira (5), depois de três dias de visita de Estado à Índia. Lá, o Brasil participa como convidado da reunião anual do G-8 – o grupo dos sete países mais ricos do mundo mais a Rússia. A imprensa européia destaca o empenho do presidente brasileiro em "vender" ao Primeiro Mundo a alternativa dos biocombustíveis, em especial o etanol de cana-de-açúcar.

O encontro do G-8, na cidade alemã de Heiligendamm, tem como convidados o México, China, Índia e África do Sul, e como tema mais importante o aquecimento global. Lula deve, mais uma vez, defender o uso dos biocombustíveis como solução para a reduzir a emissão de gases causadores do efeito estufa. O Brasil também deve pedir empenho para as negociações na Organização Mundial do Comércio.

A chanceler alemã, Angela Merkel, anfitriã do encontro, fez um esforço para que os sete ricos (Alemanha, França, Itália, Reino Unido, Canadá, Estados Unidos, Japão) aceitem metas vinculativas (obrigatórias) de redução de emissões de gases nocivos para o planeta na conferência das Nações Unidas que terá lugar em Bali (Indonésia) em dezembro próximo. Depara-se porém com a obstrução do doverno norte-americano. Lula espera que a causa dos biocombustíveis, renováveis e menos poluentes que os combustíveis fósseis, possa sensibilizar o G-8.

Fora da agenda, parceria pró-genéricos
Esta manhã, antes de partir para a Alemanha, Lula teve diversas atividades em Nova Delhi. Ainda no hotel onde estava hospedado, recebeu presidentes de duas grandes empresas indianas, a Vijay Eletricals e a Paramount Airways. Ambas têm negócios com o Brasil.

Segundo o presidente, a Vijay está montando uma fábrica de transformadores na Paraíba, para fornecimento ao Programa Luz Para Todos. Já o dirigente da Paramount, M Thiagarajan, irá em julho ao Brasil para fechar a compra de 40 aviões da Embraer.

O presidente revelou que também conversou com um representante de laboratório farmacêutico que quer participar, com o Brasil, da produção de genéricos. A reunião não estava prevista na agenda oficial e Lula não confirmou o nome da empresa.

Lula teve audiência com Sônia Gandhi, presidente do Partido do Congresso e da Aliança Progressista Unida, a coligação que elegeu o primeiro-ministro Manmohan Singh, com sustentação parlamentar da Frente de Esquerda. O presidente convidou a líder indiana a ir ao Brasil participar do Congresso Nacional do PT, em agosto. Sônia Gandhi aceitou o convite, mas não confirmou a data.

"A liberdade é a maior conquista"
Depois das audiências, o presidente visitou a casa onde Mahatma Gandhi viveu seus últimos dias e foi assassinado, em 1948. Lula comentou sobre o filme a respeito da vida de Gandhi e, emocionado, deixou uma mensagem no livro de visitantes: "A liberdade é a maior conquista da humanidade. Ninguém representou, mais do que Gandhi, a luta pela liberdade. Ele foi capaz de lutar sem violência e com muito amor".

A agenda de Lula em Nova Delhi terminou com encontro com a comunidade brasileira na Embaixada no Brasil e almoço privado na residência do embaixador. (Vermelho / 5 de junho de 2007 / Com informações da Agência Brasil)

Nenhum comentário: