segunda-feira, 30 de junho de 2014

BRICS, БРИКС/RÚSSIA, CAZAQUISTÃO E BIELO RÚSSIA: UMA INTEGRAÇÃO ECONÔMICA E HUMANITÁRIA

26 junho 2014, Pátria Latina http://www.patrialatina.com.br (Brasil)

As embaixadas da Rússia, Bielo Rússia e Cazaquistão promoveram nesta terça (24) um encontro com profissionais da comunicação quando apresentaram os planos de seus governo sobre o Tratado de União Econômica Eurosiática entre os três países em evento realizado na seda da embaixada do Cazaquistão em Brasilia.

Tânia Nicole*

A nova união marca o início de formação de um dos maiores mercados econômicos mundiais. Com previsão para vigorar a partir de 1 de janeiro de 2015,  a nova aliança pretende impulsionar o desenvolvimento dos países-signatários, Rússia, Bielorrússia   e Cazaquistão, estendendo-se em breve a Armênia.

O acordo que contempla a livre circulação de bens, serviços, capitais e mão-de-obra irá reunir em seu mercado regional 170 milhões de pessoas, segundo o embaixador Sergey Akapov.

A formação de um mercado comum e sem barreiras, na área de negócios, possui condições favoráveis a competividade e modernização. Estar ao vento das crises econômicas e financeiras não é um bom itinerário, razão pela qual uma integração econômica é vantajosa a todos os países-membros, com “possibilidade de qualquer país interessado se tornar o país-observador junto à união”. Para Batyzkan Ordabaev, embaixador do Cazaquistão,“ Este acordo está aberto para qualquer outro país no mundo. Existem muitas outras uniões, possibilidades de economia.”

Brasil∕Grupo indígena faz rap em guarani para imortalizar idioma

29 junho 2014, Vermelho (Brasil)

Por Camila Moraes, no Opera Mundi

"É a mesma coisa que a gente chegar na casa de alguém e falar: 'eu descobri essa casa’. É que nem se fosse assim aqui, nas histórias”. A frase é de Charlie, integrante dos Brô MCs, grupo indígena de rap que é original de uma cidadezinha próxima de Dourados (Mato Grosso do Sul), na divisa do Brasil com o Paraguai. 

VIDEO


Na dúvida se ele está falando da colonização da América do Sul ou da constante invasão e degradação de terras indígenas no país, esclarece-se: das duas coisas. O tratamento de exclusão e desrespeito que se dá aos índios por aqui é o mesmo desde 1500, e é contra que cantam os Brô MCs. E em idioma original.

A banda faz um rap diferente, misturando bases clássicas com instrumentos de origem guarani kaiowá e toques da musical brasileira.

Moçambique∕DEMOCRACIA COM DEDO NO GATILHO



22 junho 2014, Desafio EDITORIAL http://desafio.co.mz (Moçambique)

Moçambique celebra quarta-feira 39 anos de independência nacional. A data é assinalada quando passam escassos 22 anos depois do calar das armas dos tristes 16 anos de guerra fratricida movida pela Renamo.

Trata-se de tempo escasso porque é suposto assumir a paz como eterna no livre pressuposto de que o ser humano devia viver sempre em paz. Desejo que, ao que parece, não fazer parte do plano de alguns moçambicanos. Triste sina a nossa.

A maioria dos moçambicanos anseia pela paz. Clama por ela. Contudo existe o triste contraponto de homens que em pelo Século XXI advogam o caos. A confusão. A balbúrdia. Para estes o troar das armas

Angola/PALOP reúnem em Cimeira



30 junho 2014, Jornal de Angola http://jornaldeangola.sapo.ao (Angola)

Kumuênho da Rosa

Os líderes dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa realizam hoje em Luanda a cimeira constitutiva do Fórum PALOP, uma plataforma de concertação política, diplomática e de cooperação que pretende dar um novo impulso à organização e às relações entre os Estados em que se fala português no continente africano.

Em declarações ao Jornal de Angola, o director para África e Médio Oriente do Ministério das Relações Exteriores, Joaquim do Espírito Santo, disse que o principal propósito da cimeira é criar um mecanismo de concertação entre os líderes dos cinco países africanos de expressão portuguesa e recuperar o espaço

Argentina∕Reclamo argentino por las Islas Malvinas ante el Comité de Descolonización



27 junio 2014, PIA-Pediodismo Internacional Alternativo http://www.noticiaspia.org

PIA -- La Argentina llevó una vez más su reclamo por la soberanía de las Islas Malvinas ante el Comité de Descolonización de Naciones Unidas. Con un discurso anclado en el apoyo internacional en el reclamo argentino, el canciller Héctor Timerman resaltó la actitud de prepotencia imperial por parte del Reino Unido ausente en el debate. El jefe de la diplomacia se refirió a las numerosas resoluciones de Naciones Unidas para que las partes se sienten a negociar y destacó el doble estándar de la potencia que recurre al organismo internacional sólo cuando responde a sus intereses. Asimismo destacó la “lógica neocolonial” que mantiene el gobierno británico con el mantenimiento de la base militar más grande de la región y la explotación de los recursos naturales.

“No hay un solo país de Naciones Unidas que se siente en el Comité de Descolonización y respalde la negativa del Reino Unido a una solución pacífica de esta controversia”, indicó el jueves el canciller argentino acompañado por

Desenvolvimento do enclave de Oecussi, Timor-Leste, com início em Julho



25 junho 2014, Macauhub (China)

 

 

O recente lançamento da primeira pedra marcou o início dos primeiros projectos de infra-estruturas na Zona Especial de Economia Social de Mercado (ZEESM) de Timor-Leste, no enclave de Oecussi, afirmou o antigo primeiro-ministro Mari Alkatiri.

Em declarações ao jornal bilingue Plataforma, de Macau, Alkatiri disse que os primeiros projectos incluem a construção de uma estrada que irá ligar Sacato a Lifau, uma central eléctrica e um hotel, que servirá inicialmente para alojar os participantes nas comemorações, em 2015, da

SEGÚN UN EXPERTO LA POLÍTICA SOCIAL DE LA UNIÓN DE REPÚBLICAS POPULARES SUSCITA LA SIMPATÍA DE LOS HABITANTES DE UCRANIA∕ ПО МНЕНИЮ ЭКСПЕРТА, СОЦИАЛЬНАЯ ПОЛИТИКА СНР ВЫЗОВЕТ СИМПАТИЮ ЖИТЕЛЕЙ УКРАИНЫ




27 junio 2014, Rebelión http://www.rebelion.org (México)

Rabkor Опубликовано: 26.06.2014  769 http://rabkor.ru/news/2014/06/26/donbass-union
Traducido del ruso por Carlos Valmaseda

En opinión de un experto la política social de la Unión de Repúblicas Populares suscita la simpatía de los habitantes de Ucrania La Unión de las Repúblicas Populares de Donetsk y Lugansk, cuyo acto constitucional de creación fue ratificado por los parlamentos de la Unión el 26 de junio, atrae a los habitantes de otras regiones de Ucrania por su política social. Esta es la opinión que presentó en una mesa redonda celebrada ayer el director del Centro de Información Ruso-ucraniano Oleg Bondarenko. 

Bondarenko destacó que el Primer Ministro de la RDP Aleksandr Boroday había informado anteriormente del inicio del pago de compensaciones a las víctimas de la operación de castigo en el sur-este. 

En las repúblicas populares, en palabras del experto, ya han empezado los pagos suplementarios a las pensiones, becas y salarios del sector público,

sábado, 28 de junho de 2014

ARREST BLAIR FOR CRIMES AGAINST PEACE





Arrest Blair http://www.arrestblair.org


Blair must face justice

This site offers a reward to people attempting a peaceful citizen’s arrest of the former British prime minister, Tony Blair, for crimes against peace. Anyone attempting an arrest which meets the rules laid down here will be entitled to one quarter of the money collected at the time of his or her application.

Money donated to this site will be used for no other purpose than to pay bounties for attempts to arrest Tony Blair. All the costs of administering this site will be paid by the site’s founder.*

The intention is to encourage repeated attempts to arrest the former prime minister. We have four purposes:

- To remind people that justice has not yet been done.
- To show Mr Blair that, despite his requests for people to “move on” from Iraq, the mass murder he committed will not be forgotten.
- To put pressure on the authorities of the United Kingdom and the countries he travels through to prosecute him for a crime against peace, or to deliver him for prosecution to the International Criminal Court.
- To discourage other people from repeating his crime.

BRICS∕Xi Jinping congratula homólogos por divulgação dos Cinco Princípios de Coexistência Pacífica



28 junho 2014, China Radio International.CRI http://portuguese.cri.cn (China)
O presidente chinês, Xi Jinping, enviou hoje (28)  telegramas a congratular o presidente da Índia, Pranab Mukherjee, e o presidente da Birmânia, Thein Sein, por ocasião do 60º aniversário da divulgação dos Cinco Princípios de Coexistência Pacífica.

Xi Jinping afirmou que a China e a Índia cumprem com os Cinco Princípios de Coexistência Pacífica. Segundo Xi, nos últimos 60 anos, os dois países optaram por um caminho de convivência harmoniosa e desenvolvimento comum. A persistência na manutenção da paz e da cooperação favorece os povos, a estabilidade e o desenvolvimento da Ásia e do Mundo.

Xi Jinping apontou que a China e Birmânia partilham uma relação de vizinhos amistosos tradicionais, e os povos dos dois lados têm

Alkatiri: Timor-Leste tem de mostrar que consegue fazer algo de sustentado e sustentável



28 junho 2014, Página Global http://paginaglobal.blogspot.com (Portugal)

Díli (Lusa) -- O antigo primeiro-ministro de Timor-Leste Mari Alkatiri disse hoje que o país tem de mostrar que consegue fazer algo de "sustentável e sustentado" nos seus dois anos de presidência da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Timor-Leste assume pela primeira vez a presidência da CPLP durante a cimeira de chefes de Estado e de Governo da organização que se realiza a 23 de julho em Díli.

"Na cimeira em si, acho que vamos sair-nos bem. O meu ponto não é a cimeira, mas os dois anos da presidência. Temos de mostrar que também somos capazes de fazer algo de sustentável e sustentado durante o tempo de dois anos. Não é só lançar fogo-de-artifício durante a cimeira e depois ficarmos todos sem saber como presidir realmente à CPLP", afirmou.

Segundo Mari Alkatiri, Timor-Leste tem ainda "grandes dificuldades em termos logísticos, mas são dificuldades naturais".

"Timor-Leste é um país com 12 anos, embora viva alguma folga financeira, é preciso que as instituições se capacitem, as pessoas se capacitem, mas a vontade nacional supera as dificuldades", salientou em entrevista à agência Lusa.

Para o secretário-geral da Frente Revolucionária de Timor-Leste Independente (Fretilin), o maior partido da oposição, há vontade de fazer diferente, inovar e de dar continuidade, mas manifestou algumas reservas sobre a capacidade global do país para realizar grandes objetivos.

"Temos uma estrutura muito pesada em termos de governo, temos as nossas dificuldades a nível de comunicação verbal e escrita por causa dos 24 anos de ocupação indonésia, que vão criar alguns obstáculos à dinamização de diversos setores e é importante que saibamos exatamente o que se poderá fazer a nível bilateral para reforçar a cooperação multilateral na área económica, financeira, na área de exploração mineira e petrolífera", disse.

"A CPLP é uma potência económica. Nas últimas descobertas na área energética, mais de 50 por cento das são nos países da CPLP. Portanto existe uma potência, como potenciar a potência é que é fundamental que Timor-Leste consiga fazer", salientou Mari Alkatiri.

Questionado sobre a criação de um consórcio de exploração petrolífera no âmbito da CPLP para exploração em Timor-Leste proposta pelo primeiro-ministro timorense, Xanana Gusmão, Mari Alkatiri lembra que a "exploração de petróleo não é suficiente".

"Em termos de consórcio temos conversado muito, o primeiro-ministro e eu, no sentido de criar mesmo um consórcio, não só na área do petróleo, mas uma 'holding' que seria para atuar em diferentes áreas no domínio da economia. A economia não pode ser reduzida só ao petróleo", concluiu.

Vicepresidente argentino resalta importancia de la integración económica



Prensa Latina http://www.prensa-latina.cu (Cuba)
http://www.youtube.com/watch?v=ddLlumONtdU

El vicepresidente de la República de Argentina, Amado Boudou, durante su visita oficial a Cuba, destacó el papel de la integración regional en la batalla por derrotar lo que denominó como el colonialismo económico impuesto.


Moçambique∕MINAS ANTI-PESSOAIS: Declaração de Maputo reitera desminagem até 2025



∕∕ç

Representantes de alto nível à III Conferência de Revisão da Convenção sobre a Proibição de Minas Anti-pessoais, terminada ontem em Maputo, comprometeram-se a intensificar esforços para limpar áreas minadas, para além de assistir as vítimas destes engenhos explosivos.

O compromisso vem expresso no documento assinado ontem na capital moçambicana, também denominado “Declaração de Maputo +15”, por todos os Estados subscritores da convenção que participaram na reunião, e que também reiteraram

Angola deverá produzir 10 milhões de quilates de diamantes em 2014



27 junho 2014, Macauhub http://www.macauhub.com.mo (China)

A produção de diamantes em Angola deverá crescer 25% e ultrapassar este ano 10 milhões de quilates com a entrada em funcionamento de duas novas explorações, afirmou em Londres o ministro da Geologia e Minas angolano.

“Este ano temos uma meta ambiciosa de 9,5 milhões de meio de quilates [na produção] industrial e 550 mil quilates [na produção] artesanal, o que

UCRANIA: LA BATALLA DE LOS GUARDIANES DE LA PAZ∕БИТВА МИРОТВОРЦЕВ



28 junio 2014, http://www.rebelion.org Rebelión (México)


Traducido del ruso por Carlos Valmaseda

Nadie cree en la tregua. Quizá, excepto Vladimir Vladimirovich Putin, quien propuso al Consejo de la Federación retirar la decisión de permitir el uso del ejército ruso en territorio de Ucrania. Naturalmente, los partidarios de las autoridades rusas ven en las acciones del presidente su habitual "astucia", que se habría demostrado anteriormente en el apretón de manos con Poroshenko o en el entusiasmo por el anuncio de las autoridades de Kiev de la posibilidad de pagos parciales por el gas. Pero a mí me parece que si el líder ruso confía en la posibilidad de la paz, se equivoca seriamente. Además, los hechos de la reanudación de las acciones militares hablan por sí mismos. En la práctica, la paz en las condiciones propuestas por Poroshenko no le convienen a nadie.

La RPD y la RPL naturalmente están contentas por la tregua, pero es pronto para hablar de una paz de larga duración. La paz en las condiciones del "plan Poroshenko" no le conviene a las repúblicas porque no hay el menor reconocimiento de estas formaciones estatales, pues ni siquiera se prometen los derechos de los sujetos de una Ucrania federativa unida. Kiev presenta condiciones de capitulación y no una paz democrática en la que

sexta-feira, 27 de junho de 2014

Bolivia∕DISCURSO DEL PRESIDENTE EVO MORALES EN LA INAUGURACIÓN DE LA CUMBRE DEL G77 "POR UNA HERMANDAD PLANETARIA DE LOS PUEBLOS"



14 de junio de 2014, Cumbre del G77+China http://www.g77bolivia.com (Bolivia)


POR UNA HERMANDAD PLANETARIA DE LOS PUEBLOS

Hace 50 años, grandes líderes levantaron las banderas de la lucha anticolonial y decidieron marchar junto a sus pueblos por el camino de la soberanía y de la independencia.

Eran tiempos donde potencias mundiales y transnacionales disputaban el dominio sobre territorios y recursos naturales para seguir engrandeciéndose a costa de la pobreza de los pueblos del Sur.

En este contexto, el 15 de junio de 1964, al concluir la Conferencia de las Naciones Unidas sobre Comercio y Desarrollo, 77 países del Sur se reunieron (AHORA SOMOS 133 + CHINA) para mejorar su capacidad de negociación comercial conjunta, desde un bloque que promueva sus intereses colectivos, respetando las decisiones soberanas.

A lo largo de estos 50 años, los países trascendieron en sus planteamientos impulsando resoluciones en Naciones Unidas y acciones comunes favorables al desarrollo sustentado en la cooperación Sur-Sur, a un nuevo orden económico mundial, a la responsabilidad sobre

Putin discutirá proyectos conjuntos durante su visita a Argentina



27 junio 2014, РИА Новости, RIA Novosti http://sp.rian.ru (Россия, Russia)

El presidente de Rusia, Vladímir Putin, espera abordar eventuales proyectos conjuntos en los ámbitos de energía, defensa y construcción de máquinas, durante su visita a Argentina.

“Argentina es uno de los socios clave de Rusia en América Latina. Durante mi visita a Buenos Aires en julio espero abordar detalladamente todas las cuestiones de la agenda bilateral e internacional, esbozar proyectos conjuntos de beneficio mutuo en el ámbito energético, en particular, la cooperación nuclear, militar y construcción de maquinaria”, declaró Putin en una ceremonia de

Abya Yala, Patria Grande/A COPA DAS COPAS É DA AMÉRICA DO SUL



27 junho 2014, Vermelho (Brasil)


Chilenos, colombianos e argentinos se fizeram maioria nas arquibancadas de onde jogaram. Uruguaios e equatorianos contaram com o apoio dos brasileiros. 

A copa do mundo voltou à América do Sul depois de 36 anos. Mais da metade de nós, sul-americanos, nunca havíamos visto um mundial em casa. Parte de nós não imaginava que participaríamos tanto do maior evento do principal esporte do planeta.

Chilenos, colombianos e argentinos se fizeram maioria nas arquibancadas de onde jogaram. Uruguaios e equatorianos contaram com o apoio indubitável dos brasileiros que encheram os estádios. Um fenômeno tão inédito como ignorado pelas análises feitas na onda dos protestos de junho do ano passado.

Os meios de comunicação jogaram sistematicamente contra a copa. Um exemplo entre muitos é

AFRICA PRECISA DE UM CONSELHO DE PAZ E SEGURANÇA



26 junho 2014, Portal do Governo http://www.portaldogoverno.gov.mz (Moçambique)

Malabo (Guiné Equatorial), 26 Jun (AIM) – O Primeiro-Ministro moçambicano, Alberto Vaquina, diz que a África precisa de um Conselho de Paz e Segurança (CPS) robusto, imparcial e com recursos para conseguir assegurar a prosperidade dos seus países e povos.

Para que isso aconteça, segundo Vaquina, os países africanos devem concretizar este nobre propósito, liderando os esforços tendentes a eliminação do paradigma de dependência externa que ainda enferma as intervenções e instituições africanas.

“Uma África próspera, digna, internacionalmente activa e respeitada precisa de um Conselho de Paz e Segurança robusto, imparcial e com recursos. Como membros do

BRICS, БРИКС/Universities of China -- QS leaders rating for BRICS universities RF improved position/Вузы КНР -- лидеры в рейтинге QS для БРИКС, вузы РФ улучшили позиции



18.06.2014, RIA Novosti, РИА Новости http://ria.ru (Russia, Россия)

Universities in China in 2014 retained leadership in the ranking according to QS for the BRICS, Russia ranked second in the number of universities belonging to a list of the best.

MOSCOW, June 18 - RIA Novosti. Universities of China in 2014 retained leadership in the ranking according to Quacquarelli Symonds (QS) for the BRICS countries as the total number, and on busy upper rows in the ranking; Russia ranked second in the number of universities that fall into the list of the best. "Social Navigator" MIA "Russia Today" on Wednesday presented a Russified version of top 2014 version QS Quacquarelli Symonds, which included the 102 best universities of the five BRICS countries.

Some of the best universities in the BRICS in 2014 consisted of

DEUDA EXTERNA, FONDOS BUITRES Y CRIMINALIDAD FINANCIERA TRANSFRONTERIZA



25 junio 2014, Comité para la Anulación de la Deuda del Tercer Mundo (CADTM) http://cadtm.org 

Por Hugo Ruiz Diaz Balbuena

LA DEUDA EXTERNA ARGENTINA; DEUDA NULA

Entre 1976 y 1999, la deuda pública argentina estuvo cifrada en la suma de unos 85 mil millones de dólares. Un verdadero festín de corrupción, robo y saqueo para el capital financiero internacional y los grupos económicos nacionales subordinados al proyecto político neoliberal.

Como lo demostró fehacientemente en el 2000 la Sentencia llamada Olmos, |1| la deuda externa argentina está intrínsecamente tachada de nulidad y de ilegitimidad. Es el caso típico de la llamada Deuda Odiosa.

Sin embargo, a pesar de la claridad y calidad de la sentencia penal del Juez Ballesteros, de la demostración objetiva de la responsabilidad de los grupos económicos nacionales e internacionales, de la del FMI y del Banco Mundial, la misma no recibió un seguimiento serio ni ninguna aplicación concreta.

Como es sabido, Argentina llegó al colapso institucional-político-económico-financiero en el 2001; un verdadero tsunami que puso al Estado y a los poderes públicos al borde de la descomposición total. 

Lo que le alcanza de nuevo hoy a Argentina, no es un problema argentino y limitado a ella. Es un problema mucho más de fondo: es un problema de política internacional de paradigmas de organización internacional,