sábado, 28 de junho de 2014

Alkatiri: Timor-Leste tem de mostrar que consegue fazer algo de sustentado e sustentável



28 junho 2014, Página Global http://paginaglobal.blogspot.com (Portugal)

Díli (Lusa) -- O antigo primeiro-ministro de Timor-Leste Mari Alkatiri disse hoje que o país tem de mostrar que consegue fazer algo de "sustentável e sustentado" nos seus dois anos de presidência da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Timor-Leste assume pela primeira vez a presidência da CPLP durante a cimeira de chefes de Estado e de Governo da organização que se realiza a 23 de julho em Díli.

"Na cimeira em si, acho que vamos sair-nos bem. O meu ponto não é a cimeira, mas os dois anos da presidência. Temos de mostrar que também somos capazes de fazer algo de sustentável e sustentado durante o tempo de dois anos. Não é só lançar fogo-de-artifício durante a cimeira e depois ficarmos todos sem saber como presidir realmente à CPLP", afirmou.

Segundo Mari Alkatiri, Timor-Leste tem ainda "grandes dificuldades em termos logísticos, mas são dificuldades naturais".

"Timor-Leste é um país com 12 anos, embora viva alguma folga financeira, é preciso que as instituições se capacitem, as pessoas se capacitem, mas a vontade nacional supera as dificuldades", salientou em entrevista à agência Lusa.

Para o secretário-geral da Frente Revolucionária de Timor-Leste Independente (Fretilin), o maior partido da oposição, há vontade de fazer diferente, inovar e de dar continuidade, mas manifestou algumas reservas sobre a capacidade global do país para realizar grandes objetivos.

"Temos uma estrutura muito pesada em termos de governo, temos as nossas dificuldades a nível de comunicação verbal e escrita por causa dos 24 anos de ocupação indonésia, que vão criar alguns obstáculos à dinamização de diversos setores e é importante que saibamos exatamente o que se poderá fazer a nível bilateral para reforçar a cooperação multilateral na área económica, financeira, na área de exploração mineira e petrolífera", disse.

"A CPLP é uma potência económica. Nas últimas descobertas na área energética, mais de 50 por cento das são nos países da CPLP. Portanto existe uma potência, como potenciar a potência é que é fundamental que Timor-Leste consiga fazer", salientou Mari Alkatiri.

Questionado sobre a criação de um consórcio de exploração petrolífera no âmbito da CPLP para exploração em Timor-Leste proposta pelo primeiro-ministro timorense, Xanana Gusmão, Mari Alkatiri lembra que a "exploração de petróleo não é suficiente".

"Em termos de consórcio temos conversado muito, o primeiro-ministro e eu, no sentido de criar mesmo um consórcio, não só na área do petróleo, mas uma 'holding' que seria para atuar em diferentes áreas no domínio da economia. A economia não pode ser reduzida só ao petróleo", concluiu.

Nenhum comentário: