sexta-feira, 13 de junho de 2014

Angola/Acordo financeiro na visita ao Brasil

12 junho 2014, Jornal de Angola http://jornaldeangola.sapo.ao (Angola)

Angola e Brasil vão aproveitar a deslocação do Presidente José Eduardo dos Santos para assinar acordos na área financeira, além de rever outros documentos que regem a cooperação estratégica existente entre os dois países.


O ministro das Relações Exteriores, Georges Chikoti, mencionou o sector das infra-estruturas, a facilitação de vistos e de transferência de presos dos dois países como outros assuntos constantes da agenda de negociações e que vão merecer destaque  durante a visita do Presidente José Eduardo dos Santos ao Brasil, onde se encontra desde segunda-feira a convite da sua homóloga Dilma Rousseff.


"Vamos assinar um acordo financeiro com o Brasil, mas temos outras áreas que estão a merecer atenção, como a dos vistos, a facilidade na circulação de cidadãos brasileiros e angolanos. Esta negociação continua e acho que podemos chegar a concluir brevemente", disse o ministro, em declarações à Rádio Nacional de Angola.

Georges Chikoti afirmou que a questão da transferência de presos angolanos pode ser concluída em breve. "Acho que esta visita do Presidente da Republica é uma ocasião para revisitarmos tudo o que fizermos e   olharmos para o que podemos fazer mais para o futuro", disse o ministro, que destacou também a área da construção.

"Estive a conversar com o ministro da Construção, temos várias questões que ocorrem e há aspectos que interessam à parte angolana, mas que requerem alguma reavaliação", acrescentou Georges Chikoti que sublinha ainda a área da formação de quadros angolanos no Brasil e a abertura do mercado angolano aos investidores brasileiros.

"Temos muitos estudantes que estudam no Brasil. Na última vez que olhei para os números, estávamos perto de 500 estudantes e também temos muitos empresários brasileiros que estão a investir em Angola na base da linha de crédito existente", explicou o ministro das relações Exteriores.

Georges Chikoti admitiu que os estudantes que se encontram a estudar por conta própria no Brasil possam ter apoio do Governo angolano, através do Instituto Nacional de Gestão de Bolsas de Estudo. "São pessoas que começaram o processo de estudos  individualmente ou não solicitaram apoio. Mas existe um processo de concessão de bolsas para estudantes angolanos aqui no Brasil e a maior parte dos estudantes angolanos têm bolsas do Governo. Mas acho que alguns casos podem ser estudados e, se for o caso, encaminhados para o Instituto Nacional de Gestão de Bolsas em Angola", concluiu o ministro das Relações Exteriores.

O Presidente da República, José Eduardo dos Santos, está no Brasil para uma visita oficial. Nesse seu regresso ao Brasil, cerca de quatro anos depois, o Chefe de Estado assiste, em São Paulo, à abertura do Campeonato do Mundo de Futebol Fifa 2014, e Brasília, a capital federal, onde tem previsto um encontro oficial com a Presidente Dilma Rousseff. Fazem parte da comitiva presidencial, a estas visitas de trabalho, vários membros do Executivo com destaque para os ministros de Estado e chefe da Casa Civil do Presidente da República, Edeltrudes Costa, das Relações Exteriores, Georges Chikoti, da Energia e Águas, Baptista Borges, dos Transportes, Augusto Tomás, das Finanças, Armando Manuel, e da Construção, Waldemar Alexandre.

Nenhum comentário: