segunda-feira, 16 de junho de 2014

FAO e governo brasileiro unem-se para fortalecer pesca em países africanos

13 junho 2014, Expresso das Ilhas http://www.expressodasilhas.sapo.cv (Cabo Verde)
Escrito por  Expresso das Ilhas

O Director-Geral da FAO, José Graziano da Silva, e o Ministro da Pesca e Aquicultura do Brasil, Eduardo Bendito Lopes, assinaram em Roma, uma carta  de intenções que estabelece parceria com países africanos nos sectores da pesca e da aquacultura.

De acordo com o documento, a FAO e o Brasil planeiam desenvolver acções de cooperação técnica e ajudar as nações africanas a formularem políticas públicas que beneficiem essas áreas, que são consideradas fundamentais para a promoção da segurança alimentar e nutricional.


“Temos enquadrado os setores de pesca e aquacultura de maneira mais direta dentro do marco estratégico da organização, revisto no ano passado, e no nosso Programa de Trabalho e Orçamento.  Agora, é preciso dar um passo adiante, com ações concretas”, afirmou o DG-FAO.

“A aptidão e a vocação brasileira para a cooperação Sul-Sul, traduzidas na realização de diversas experiências de sucesso, são condições inequívocas para que o acordo nos setores pesqueiro e da aquacultura frutifiquem”, acrescentou Graziano da Silva.

O Director-Geral da FAO ainda reiterou a importância da contribuição financeira do Brasil à consultoria técnica responsável por desenvolver directrizes voluntárias de proteção à pequena pesca sustentável.

O Ministro brasileiro, que está em Roma por ocasião da 31ª sessão do Comité de Pesca (COFI 31), afirmou que “O Brasil tem um extraordinário potencial e responsabilidade de contribuir para a segurança alimentar mundial, especialmente através da aquicultura”.

O Diretor-Geral da FAO reiterou a importância da nutrição e convidou o Ministro da Pesca e Aquicultura do Brasil e o Presidente da Frente Parlamentar de Segurança Alimentar e Nutricional a participarem na Segunda Conferência Internacional sobre Nutrição, que se realizará em novembro, na FAO.


Nenhum comentário: