terça-feira, 12 de junho de 2007

Timor-Leste / Estanislau da Silva: Confio nas mulheres e homens da PNTL para ultrapassarmos as dificuldades do presente

Gabinete do primeiro-ministro / Informação à comunicação social

No Dia de Portugal o primeiro-ministro pediu aos polícias portugueses para capacitarem a PNTL

Díli, 10 de Junho de 2007 - O Primeiro-Ministro Engº Estanislau da Silva saudou o trabalho “ímpar e o sublime profissionalismo” dos polícias de Portugal em Timor-Leste e pediu o alargamento da sua colaboração à capacitação técnica dos polícias timorenses.
“Confio na capacidade da PNTL como instituição e nas mulheres e homens da nossa polícia para ultrapassarmos as dificuldades e tornar a PNTL uma força profissional, contribuindo para a segurança e a tranquilidade do povo”, declarou o Primeiro-Ministro.

“Em muitos locais, a população já beneficia hoje do esforço positivo de muitas mulheres e homens competentes da PNTL, que dão segurança à vida diária e em quem a população confia”, disse o Engº Estanislau da Silva.

“Mas a PNTL precisa de um programa global de formação exigente e integrado, como aquele que o elevado profissionalismo da polícia portuguesa pode assegurar. O que peço é que contribuam para a renovação e o profissionalismo da PNTL”, afirmou.

O chefe do governo presidia à cerimónia de imposição de condecorações da ONU ao contingente português da UNPOL, no dia 10 de Junho, dia de Portugal. Estanislau da Silva lembrou a resposta rápida de Portugal ao pedido de ajuda feito por Timor-Leste, no auge da crise dos primeiros meses do ano passado e elogiou a imagem que os polícias portugueses conquistaram em Timor-Leste.

“Era comum ouvir-se que apenas a polícia portuguesa nos poderia valer para pôr fim à desordem que ameaçava dividir e fracturar a sociedade timorense”, evocou o Primeiro-Ministro, referindo-se à situação em Maio passado e nos meses seguintes.

Referindo-se aos polícias portugueses da PSP, GNR e SEF, que integram o contingente português da UNPOL, o Primeiro-Ministro Estanislau da Silva afirmou que têm actuado com “sublime profissionalismo”, trabalhando em conjunto com polícias de muitas outras nacionalidades.

“É exactamente por isso que não posso deixar de aproveitar esta oportunidade para vos lançar um veemente apelo”, afirmou o Engº Estanislau da Silva.

“A genuína empatia que desde sempre se estabeleceu entre Portugueses e Timorenses, a facilidade de comunicação entre si e o espírito de entrega e sacrifício já demonstrado pela comunidade portuguesa residente faz prever que os nossos polícias procurem junto dos colegas portugueses o apoio indispensável de que necessitam”, afirmou.

“Os agentes da PNTL que passaram com êxito pelo processo de triagem e os que por ele irão passar necessitam de partilhar os vossos conhecimentos e a vossa experiência. Precisam da vossa ajuda serem preparados para os desafios do futuro”, disse.

“Todos nós, timorenses, contamos com o vosso engenho e arte para nos ajudarem a constituir uma polícia de que nos orgulhemos, respeitada e respeitadora, eficiente, disciplinada e profissional”, acrescentou.

“É este o apelo que vos deixo e sei que será por todos correspondido”, declarou o Primeiro-Ministro. – FIM.

Para informação adicional, por favor contactar:
Hakarak informasaun ne’ebe detalhu bele kontaktu ho:
For further information, please contact:

Ivana Belo
Serviço de Comunicação
Gabinete do Primeiro-Ministro
unugina2004@yahoo.com+670 7243559.
Antonio Ramos Andre
Assessor para a Comunicação
Gabinete do Primeiro-Ministro
Palácio do Governo, Díli – Timor-Leste
antónio.m.andre@gmail.com

Nenhum comentário: