sexta-feira, 1 de junho de 2007

Peru admite compartilhar saída para o mar com a Bolívia

O chanceler peruano José Antonio García Belaúnde afirmou nesta quarta-feira (30) que pode "ser bem-vinda" a possibilidade de a Bolívia receber um território com "soberania compartilhada" no Chile, que pertenceu ao Peru antes da guerra do Pacífico, disputada no fim do século 19.

García Belaúde declarou à agência oficial peruana Andina que a possibilidade pode se concretizar se forem respeitadas as soberanias e direitos do Peru. Ele enfatizou que seu país "quer deixar claramente estabelecido que seus direitos devem ser respeitados".

Os tratados em vigor outorgam ao Peru direitos sobre um porto na cidade fronteiriça chilena de Arica e uma ferrovia que liga a localidade à peruana Tacna.

García Belaúnde lembrou, além disso, que a proposta de "soberania compartilhada" já havia sido apresentada pelo Chile à Bolívia em 1976. "O importante é que, no tema da saída da Bolívia para o mar, o Peru não cria obstáculos", afirmou.

O Peru mantém atualmente uma divergência com o Chile sobre seus limites marítimos, já que afirma que só assinou convênios sobre a pesca. O país vizinho alega que os tratados estabelecem os limites.

O chanceler peruano afirmou que seu país pode oficializar na próxima semana a cartografia de seus limites marítimos com o Chile. O documento será enviado às Nações Unidas com o objetivo de registrar sua posição. (Vermelho /31 de maio de 2007)

Nenhum comentário: