sábado, 2 de junho de 2007

Moscovo quer reforçar investimenro em Moçambique

Várias empresas russas encontraram parceiros em Moçambique e estão a preparar projectos em áreas como a energia e exploração de recursos minerais, afirmou o chefe da diplomacia russo, após um encontro com a sua homóloga moçambicana, Alcinda Abreu.

"As nossas conversações com a ministra dos Negócios Estrangeiros de Moçambique, Alcinda António de Abreu, confirmaram que as relações lançadas no período da luta de Moçambique pela independência têm um firme fundamento e boas perspectivas", declarou Serguei Lavrov, em conferência de imprensa conjunta com Alcinda António de Abreu, em visita à capital russa.

O chefe da diplomacia russa considerou que "agora, coloca-se a tarefa de construir um alicerce económico para as estreitas ligações políticas".

"Por enquanto, o comércio entre os nossos países é pouco, mas cresce a ritmos muito grandes, vamos apoiá-los", acrescentou Lavrov.

Serguei Lavrov anunciou que "toda uma série de empresas russas encontraram parceiros em Moçambique e preparam projectos em áreas como a energia e exploração de recursos minerais".
Moscovo vai também aumentar a cooperação no sector da educação, nomeadamente através do aumento do número de estudantes moçambicanos em institutos superiores russos.

"Realizam-se o intercâmbio de pós-graduados. Em Moçambique trabalham professores e médicos russos. Os nossos órgãos de segurança pública cooperam estreitamente no combate ao terrorismo e crime organizado", acrescentou o chefe da diplomacia russa.

Segundo Lavrov, "a Rússia participa activamente na solução das tarefas colocadas pela ONU e pelo G-8 (sete países mais industrializados e Rússia) com vista a melhorar a situação no continente africano", nomeadamente em relação "ao perdão da dívida dos países africanos, à preparação de capacetes azuis africanos".

"Nós apoiamos os esforços dos países africanos, as suas organizações regionais na regularização de conflitos no continente. Os nossos capacetes azuis participam em todas as operações da ONU que se realizam em África", acrescentou.

"Hoje, acordámos começar a preparar toda uma série de importantes acordos bilaterais e continuar os nossos contactos estreitos", concluiu Lavrov, no que diz respeito às relações entre Moscovo e Maputo. (Noticias Lusofonas / 1 junho 2007)

Nenhum comentário: