3
maio 2013, O Tempo online (Brasil)
Rio
de Janeiro --- Estudo inédito do
Conselho Empresarial Brasil-China (CEBC) revela a força turística que vem da
segunda maior economia do mundo. O levantamento mostra, por exemplo, que os
chineses gostam de viajar em grupos e não se interessam muito por visitas a
lugares históricos e paisagens naturais. Quando está no exterior, gosta mesmo é
de comprar, fazer negócios. E pode levar até o dinheiro de amigos e parentes no
bolso para a aquisição das encomendas pedidas.
Também
gasta muito em marcas de luxo. E na hora de se hospedar, prefere hotéis que
oferecem refeições conhecidas. Os restaurantes escolhidos, geralmente, são os
especializados, porque o chinês não é de se aventurar muito na culinária local.
Segundo o CEBC, em 2012, 83 milhões de turistas chineses viajaram para o
exterior, um aumento de 700% em relação a 2000 e de 140% na comparação com
2006.
"Ao comparar o país asiático com outras nações no mundo, fica claro que o turista chinês é um novo e relevante componente do mercado mundial de turismo. Já em 2011, a China ultrapassou os EUA e foi a segunda nação que mais enviou turistas ao exterior. E, ao que tudo indica, em 2012, a China ultrapassou a Alemanha, tornando-se o principal país em termos do número de turistas no exterior", revela o CEBC.
Eles viajam bastante e, em conjunto, consomem muito: a China, no ano passado, foi o país que teve mais gastos no exterior (US$ 102 bilhões), segundo a Organização Mundial do Turismo. O gasto por turista, no entanto, ainda não é um dos mais altos.
O estudo da CEBC mostra também que os chineses têm uma clara preferência por viajar para países próximos, do Sudeste Asiático. Passagens e hospedagens ficam mais em conta e, além disso, são destinos mais baratos em comparação com Europa e EUA. Nos últimos anos, eles também estão viajando mais para países conhecidos internacionalmente pelo turismo, mas o número de chineses nesses locais em relação ao total de turistas ainda é pequeno.
A América Latina ainda é um destino pouco explorado pelo turistas chineses, mas o Brasil vem recebendo cada vez mais visitantes do país, e é o principal destino na região. No Brasil, São Paulo é a cidade mais visitada.
"Ao comparar o país asiático com outras nações no mundo, fica claro que o turista chinês é um novo e relevante componente do mercado mundial de turismo. Já em 2011, a China ultrapassou os EUA e foi a segunda nação que mais enviou turistas ao exterior. E, ao que tudo indica, em 2012, a China ultrapassou a Alemanha, tornando-se o principal país em termos do número de turistas no exterior", revela o CEBC.
Eles viajam bastante e, em conjunto, consomem muito: a China, no ano passado, foi o país que teve mais gastos no exterior (US$ 102 bilhões), segundo a Organização Mundial do Turismo. O gasto por turista, no entanto, ainda não é um dos mais altos.
O estudo da CEBC mostra também que os chineses têm uma clara preferência por viajar para países próximos, do Sudeste Asiático. Passagens e hospedagens ficam mais em conta e, além disso, são destinos mais baratos em comparação com Europa e EUA. Nos últimos anos, eles também estão viajando mais para países conhecidos internacionalmente pelo turismo, mas o número de chineses nesses locais em relação ao total de turistas ainda é pequeno.
A América Latina ainda é um destino pouco explorado pelo turistas chineses, mas o Brasil vem recebendo cada vez mais visitantes do país, e é o principal destino na região. No Brasil, São Paulo é a cidade mais visitada.
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