sábado, 6 de setembro de 2008

Moçambique vai criar Instituto para o Desenvolvimento de Pequenas e Médias Empresas

3 setembro 2008/Televisão de Moçambique (TVM)

Director Nacional da Industria diz que Moçambique vai ter, até ao final deste ano, um Instituto para o Desenvolvimento de Pequenas e Médias Empresas.

Sérgio Macamo diz que o instituto tera como vocação principal fazer a intermediação financeira para facilitar o acesso ao crédito para Pequenas e Médias Empresas

Esta revelação foi feita numa conferência de Imprensa, no recinto da FACIM, no contexto do tema sobre Oportunidades de Investimento na área industrial, uma acção governamental que tem como principal pilar o recem aprovado Plano e Estratégia de Desenvolvimento Industrial em Moçambique.

Para o Ministério da Industria e Comércio, a definição da estratégia por sectores tem argumentos de sobra. Para já, o MIC destaca que a opção feita segiu critérios de rápido crescimento dos sectores para conferir maior competividade ao país, num cenário de integração e globalização económica em curso na região e no mundo.
Cerca de 98% da base empresarial do país é constituída por firmas de pequeno e médio porte. A estratégia desenhada tem como finalidade contribuir para o desenvolvimento deste segmento de mercado.

O instituto também terá a função de auxiliar as empresas a desenharem estudos de viabilidade e fazer planos de negócios para garantir a sua implantação no mercado.
Para o MIC, uma base expressiva e desenvolvida de pequenas e médias empresas e um grande atractivo para os grandes projectos por serem sectores que a juzante completam o cadeia de valor prestando serviços e fornecendo bens ao mercado.

Nenhum comentário: