quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Numa conferência em Rustenburg, na RAS: Moçambique divulga oportunidades de negócio

16 de Setembro de 2008/Notícias

Organizado pela Câmara de Comércio Moçambique-África do Sul, em parceria com o Centro de Promoção de Investimentos (CPI) e os governos de ambos países, o evento segue-se a outros com idêntico objectivo recentemente realizados nas cidades de Durban, Cape Town e Mphumalanga, alguns dos quais já traduzidos em iniciativas concretas de parceria entre empresas e instituições.

Segundo Godinho Alves, representante do CPI junto do Alto Comissariado de Moçambique na África do Sul, tal como nos eventos anteriores, o encontro de Rustenburg constituiu-se como uma oportunidade para Moçambique expor o seu potencial naqueles domínios, com particular enfoque para a prestação de serviços na área mineira. Segundo Godinho, o sinal da importância dada ao sector mineiro moçambicano foi marcado pela presença, no encontro, de pelo menos cinco empresas mineiras nacionais.

"Embora a indústria mineira esteja a crescer em Moçambique, a área de prestação de serviços para este sector não tem estado a ser privilegiada. Pensamos que a partir dos contactos iniciados neste encontro alguma coisa vai mudar para melhor", disse a fonte.

Os representantes moçambicanos no evento fizeram apresentações sobre o potencial do país e sobre o ambiente de negócios resultante da combinação de políticas de desenvolvimento adoptadas pelo Governo.

"O objectivo é procurar parcerias. Assim, preferimos escolher áreas específicas para trabalhar sobre elas, o que, naturalmente, é mais fácil do que tentar trabalhar em todas as áreas possíveis de investimento. Em função das especificidades de cada província onde promovemos este tipo de encontros, escolhemos áreas concretas, o que tem facilitado o entrosamento entre as duas comunidades de negócios", explicou Godinho.

Sobre os resultados dos encontros anteriores, a nossa fonte referiu-se à vinda a Moçambique de uma missão da província sul-africana de Kwazulu Natal, com o objectivo de trabalhar no concreto sobre algumas das iniciativas de investimento afloradas aquando da reunião realizada na cidade de Durban no início do presente ano. "Para Fevereiro de 2009 contamos ter mais uma missão em Moçambique, desta feita de empresários da província de North West. Acreditamos que esta iniciativa também vai dar resultados positivos, a julgar pela interacção e troca de endereços que vimos acontecer no final do encontro de ontem", acrescentou.

Nos últimos cinco anos, a África do Sul tem se assumido como o maior investidor estrangeiro em Moçambique, posição que tende a consolidar-se à medida que aumenta o número de iniciativas envolvendo operadores económicos de ambos países que procuram explorar cada vez melhor as oportunidades de negócio. Segundo dados do CPI, os investimentos sul-africanos em Moçambique atingiram os dois biliões de dólares nos últimos dez anos.

A balança comercial entre os dois países tem sido favorável à África do Sul, tendo-se fixado em 530 milhões de dólares em 2004; 663 milhões em 2005; e 500 milhões de em 2006.

Nenhum comentário: