terça-feira, 23 de setembro de 2008

Portugal prevê um computador para cada 2 alunos em 2010

Mafra, Lisboa, 23 setembro 2008 (Lusa) – O coordenador do Plano Tecnológico do governo português afirmou nesta terça-feira que, em 2010, haverá no país um computador para cada dois alunos, o que tornará Portugal uma das nações mais bem equipadas em nível mundial.

A média atual é de 11,3 alunos por cada computador, no final do ano será de cinco alunos por máquina e, em 2010, será de dois alunos por aparelho, revelou o coordenador Carlos Zorrinho.

“Isto significa que em termos de quadros interativos (nas salas de aula), banda larga e computadores, as escolas portuguesas ficarão equipadas ao melhor nível em termos mundiais”, disse Zorrinho à Lusa.

O coordenador do Plano Tecnológico deslocou-se à Escola Básica Hélia Correia, de Mafra, na Grande Lisboa, para uma entrega de computadores “Magalhães” aos alunos do ensino primário (foto).

De acordo com a informação prestada pelo conselho executivo da escola, mais de 80% dos pais e encarregados de educação já devolveram os impressos fornecidos pela escola para virem a ter o computador.

Dos cerca de 700 alunos, 618 já levam hoje para casa o novo computador.

Na cerimônia de entrega, onde participou uma turma do terceiro ano, uma professora explicou que a partir de agora, “além do caderno, o computador também estará na sala de aula”.

A responsável pelo Departamento de Educação da Prefeitura, Paula Cordas, afirmou, por sua vez, que a escola Hélia Correia foi a primeira do distrito a possuir, desde 2002, sala de informática e considerou “fundamental a aposta nas novas tecnologias” para o desenvolvimento dos alunos.

Nesta escola existe rede wireless (Internet sem fios) em todas as salas de aula e a responsável disse que a Prefeitura vai colocar o mesmo sistema nos demais estabelecimentos de ensino do distrito.

O “Magalhães” é um computador portátil com acesso à Internet e terá um custo máximo de 50 euros (R$ 133,46).

O computador será distribuído no âmbito do programa “e.escolinha”.

O notebook é gratuito para os alunos da primeira série que estão inseridos na ação social escolar e custa 20 euros (R$ 53,39) para as crianças da segunda série.

Para os alunos que não são abrangidos pela ação social escolar, o computador Magalhães custa 50 euros.

Nenhum comentário: