15 setembro 2008/Notícias
O partido FRELIMO proclamou ontem Armando Guebuza candidato às eleições presidenciais de 2009, num escrutínio directo, pessoal e presencial, em que votaram 167 membros do Comité Central. Armando Guebuza foi eleito por 166 votos a favor, tendo-se registado um voto em branco.
O Presidente da Frelimo era o único candidato, proposto pela Comissão Política do partido.
Falando no final votação e numa primeira declaração, Armando Guebuza afirmou que a votação que o confirmou integrava o sistema de valores que a Frelimo vem cultivando e aprimorando desde o seu primeiro Congresso, em 1962.
`Com este acto também demonstramos que a democracia interna na FRELIMO se exerce de forma regular, a todos os níveis, desde a célula. Por isso, reiteramos que a democracia que desejamos e defendemos para toda a nação moçambicana já há muito a praticamos, internamente, como partido", disse, acrescentando que também é sinal evidente de que com o partido no poder a democracia multipartidária continuará vibrante e com futuro em Moçambique´, disse.
Armando Guebuza agradeceu o voto dos militantes e afirmou que a percentagem de votos que os membros do Comité Central lhe atribuíram traz subjacente a mensagem de que a sua governação contará, em primeiro lugar, como o apoio dos órgãos, militantes e dos quadros para assegurar a vitória nas eleições autárquicas de 19 de Novembro próximo ano.
`A percentagem de votos com que nos atribui esta responsabilidade traz subjacente que contaremos, em primeiro lugar, com o apoio dos nossos órgãos e dos nossos militantes e quadros para assegurar a nossa vitória nesse pleito eleitoral. Na verdade, como no passado, o apoio da Comissão Política, do Secretariado do Comité Central, do Comité Central, dos comités provinciais, distritais, de zona e de círculo e das nossas células, será fundamental para que saiamos vitoriosos nestas eleições´, afiançou.
Entretanto, Guebuza disse que o desafio imediato do partido é vencer as eleições autárquicas agendadas para o próximo dia 19 de Novembro. Segundo o Presidente da FRELIMO, a chave para a vitória reside na coesão interna do partido e no desdobramento dos membros e simpatizantes.
A III Sessão do Comité Central do partido FRELIMO, que ontem terminou os seus trabalhos sob a presidência de Armando Guebuza, produziu e aprovou moções de solidariedade para com as vítimas das calamidades, de louvor ao Chefe do Estado, pela sua firmeza, clarividência e liderança ao processo de mudanças no país.
Nenhum comentário:
Postar um comentário