quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Brasil/Interpol prende ex-militar argentino acusado de comandar o Massacre de Margarita Belém

17 setembro 2008/Folha Online

A Interpol prendeu na manhã desta quarta-feira no Rio de Janeiro o ex-major do Exército da Argentina Norberto Raul Tozzo, 63, acusado de comandar um grupo de militares que seqüestrou e matou 22 pessoas contrárias à ditadura. O episódio ficou conhecido como Massacre de Margarita Belém, em alusão à cidade argentina onde ocorreram as mortes.

A reportagem procurou a Embaixada da Argentina em Brasília mas o responsável para comentar a prisão do ex-militar não estava no local.

Tozzo estava hospedado com nome falso em um hotel da zona sul do Rio. Ao ser preso por policiais federais integrantes da Interpol, o ex-militar demonstrou serenidade e não reagiu, segundo a PF.

O argentino será levado para o presídio Ary Franco, em Água Santa (zona norte), onde ficará à disposição do STF (Supremo Tribunal Federal) aguardando os trâmites para extradição.

Massacre

Segundo a PF, dos 22 mortos no massacre, apenas os corpos de sete pessoas foram entregues às famílias. Os demais nunca foram encontrados.

Na ocasião, o Exército argentino justificou o massacre como sendo um enfrentamento entre grupos subversivos rivais.

Em outubro de 2004 o governo argentino pediu a prisão de dez militares acusados de participar do massacre. Todos foram presos, menos Tozzo, que fugiu para o Brasil e passou a viver clandestinamente até ser descoberto pela Interpol.

Leia mais

Ministro diz que governo ainda deve "perdão" às famílias das vítimas da ditadura

Avós da Praça de Maio acham mais dois filhos de desaparecidos na ditadura

Nenhum comentário: