quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Angola/Embaixador de Cuba considera vitória do MPLA mais valia na cooperação bilateral

18 setembro 2008/AngolaPress

Luanda – O Embaixador de Cuba em Angola, Pedro Ross Leal, considerou hoje, quinta-feira, a vitória do MPLA nas legislativas de 5 de Setembro de 2008, uma mais valia na cooperação entre os dois países, rumo ao desenvolvimento de ambos.

Em declarações à Angop, Pedro Ross Leal lembrou que o MPLA sempre foi um parceiro do governo cubano, desde a luta de libertação nacional, quando o comandante Che Guevara reunia com o saudoso Presidente António Agostinho Neto no Congo Brazaville.

“Foi a partir desta data que se deu início a cooperação bilateral, permitindo assim a mútua ajuda para o desenvolvimento dos nossos povos, bem como para a libertação de Angola das forças coloniais”, sublinhou o embaixador.

Frisou que com a vitória do MPLA as relações bilaterais serão mais sólidas a nível educacional e saúde pública, garantindo que antes do fim do ano em curso, estarão no país mais médicos, professores e técnicos de outras áreas.

“Já temos médicos e professores cubanos espalhados pelas 18 províncias do país, mas em contrapartida, com a construção de mais infra-estruturas pelo Governo angolano, haverá igualmente maior contributo da nossa parte, visto que estamos dispostos a lutar juntos para o futuro de Angola”, sublinhou.

Relativamente ás eleições legislativas de 5 de Setembro, Pedro Ross Leal considerou um facto inédito num país africano, depois de longos anos de guerra, a realização de eleições num clima de paz, tranquilidade e honestidade.

“Em termos mais legítimos de avaliação da qualidade destas eleições, considero-as transparentes e honestas pelo comportamento cívico dos cidadãos e dos partidos políticos”, acrescentou.

Reconheceu também o contributo da comunicação social durante o processo eleitoral, a sua eficiência nas transmissões constantes das informações do decorrer do processo, bem como na oportunidade dada á todos os partidos políticos, em expressar os seus propósitos de governação.

O índice de participação nas eleições legislativas (mais de sete milhões de pessoas), também foram enaltecidos, pois segundo o embaixador, são mostras da boa vontade do povo, na escolha dos seus dirigentes, colaborando desta forma para uma nação mais unida e estável.

“Acredito que o espírito do pensamento e sentimento de António Agostinho Neto, também estiveram presentes nestas eleições, porque sempre foi seu desejo, ver o país no melhor caminho”, afirmou.

O MPLA venceu as eleições legislativas de 5 de Setembro de 2008 com 81,64% dos votos, e elegeu 191 deputados dos 220 lugares à Assembleia Nacional.

Nenhum comentário: