Por Daise Lisboa
3 setembro 2008/Portugal Digital
Brasília - A Feira do Livro de Brasília que está sendo realizada no shopping Pátio Brasil até o próximo dia 7 de Setembro, contou na noite dessa terça-feira (2) com uma programação para lá de especial e inédita na capital federal – As Cores da Palavra.
O público que lotou o espaço do Café Literário, na Feira do Livro, ouviu poesias nas vozes e sotaques de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste.
O evento reuniu poetas, escritores, declamadores e representantes do Corpo Diplomático dos diversos países que têm em comum o idioma português.
A estréia e apresentação única de As Cores da Palavra foi organizada pelas professoras Enilde Faulstich e Ana Adelina Lopo Ramos, da Universidade de Brasília (UnB), e pelas embaixadas de Angola, Cabo Verde, Moçambique e de Portugal.
"Nós resolvemos mostrar as vozes na diversidade da língua portuguesa no mundo, mas a idéia foi da embaixatriz Sara Pereira, de Cabo Verde. Ela pensou no evento e nos convidou a organiza-lo, pelo fato de sermos professoras da língua portuguesa. Mas o detalhe é que nós trabalhamos formando profissionais que tenham o português como segunda língua", explicou Ana Adelina ao Portugal Digital. "Então fizemos esta reunião com a participação dos estudantes da UnB que são de outros países da língua portuguesa, e contamos também com a presença de dois diplomatas em formação – um de Timor Leste e outro de São Tomé e Príncipe, que estudam no Instituto Rio Branco. Fizemos apenas dois ensaios e aqui estamos", comentou satisfeita.
”O resultado do evento foi tão positivo que a professora Enilde já está pensando em fazer outras apresentações na UnB. Na Feira do Livro só tivemos este espaço, mas já está muito bom", comemorou Ana Adelina.
A embaixatriz Sara Pereira realçou que a ideia de fazer o evento na Feira do Livro foi vista como o local certo. "Aqui tomamos a palavra e levamos ao público do Brasil todas as variantes do nosso falar. Com isso todos temos a ganhar. Obrigada ao Brasil por nos ter permitido esta oportunidade dando-nos este espaço", enfatizou a embaixatriz.
Um outro participante do evento foi o escritor português Fernando Pinto do Amaral, que pela primeira vez está em Brasília para a Feira do Livro.
Nesta quarta (3) ele vai ser uma das presenças marcantes na Bienal da Poesia, também na Feira do Livro, que acontece no Café Literário, a partir das 18h. Fernando é poeta, autor de contos, crítico literário e professor de literatura da Universidade de Lisboa.
"Não vou lançar livro, mas vou trazer minhas poesias e participar desta Bienal que promete ser um programa para quem gosta de ler. Convido a todos a participar deste encontro", enfatizou Fernando Pinto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário