quarta-feira, 2 de setembro de 2015

A GUERRA MUNDIAL ANTI-FASCISTA

4 maio 2015, Diário do Povo Online http://portuguese.people.com.cn (China)  

A Segunda Guerra Mundial foi a guerra de maior escala e com a maior perda na história humana, trazendo desastres sem precedentes aos povos do mundo.

A guerra afetou mais de 60 países e regiões, uma população de dois bilhões (80% da população global naquela época) e se espalhou para a Europa, Ásia, África, Oceânia e Oceano Pacífico, Índico, Atlântico e Ártico. Com a zona de combate de 22 milhões km² e a mobilização de 110 milhões de soldados, as despesas militares diretas da Guerra atingiu cerca de 1,3 trilhões de dólares, ocupando 60% a 70% da Renda Nacional Bruta (RNB) total dos países beligerantes, cujos perdas materiais chegaram a quatro trilhões de dólares.

O povo chinês e o povo da União Soviética fizeram grandes sacrifícios e deram importantes contribuições à vitória da Guerra Mundial Anti-Fascista. Segundo dados estatísticos, durante os oito anos da Guerra Anti-Japonesa, como o principal campo de batalha da Guerra Anti-Fascista na Ásia, a China lutou contra 70% das tropas japonesas. Mais de 35 milhões chineses sacrificaram suas vidas para a pátria, com a perda e
consumo de materiais atingirem a mais de 100 bilhões de dólares. De acordo com dados publicados pela Rússia, a Grande Guerra Patriótica da União Soviética, ocorrida entre 1941 e 1945, causou 27 milhões de mortos e a perda material de 679 bilhões de rublos, conforme os preços em 1941.

Como dois aliados da Segunda Guerra Mundial, os Estados Unidos e o Reino Unido também pagaram um preço pesado para a vitória da Guerra Mundial Anti-Fascista. Dados estatísticos revelaram que mais de 400 mil norte-americanos e 270 mil soldados britânicos morreram na Segunda Guerra Mundial.

A Alemanha, Japão e Itália, autores da Segunda Guerra Mundial, sofreram suas punições devidas. Calculou-se que 13,6 milhões dos alemãos foram mortos e capturados na Guerra. O Japão perdeu 1,5 milhões de soldados no campo de batalha na China e 1,247 milhões, no campo de batalha no Oceano Pacífico. A perda humana da Itália atingiu a mais de 160 mil.

A guerra de invasão iniciada por fascistas da Alemanha, Japão e Itália também destruiu a vida dos povos deste países. Na Alemanha, quatro milhões de civis morreram na guerra e 14 milhões ficaram desabrigados. Em agosto de 1945, os EUA lançaram duas bombas atômicas nas duas cidades japonesas, Hiroshima e Nagasaki, deixando mais de 200 mil mortos e feridos.

A Segunda Guerra Mundial foi uma catástrofe humana sem precedente que custou milhões de vidas e destruiu numerosas cidades, aldeias e patrimônios culturais mundiais. Os danos físicos e mentais deixaram marcas profundas nos corações dos povos de diversos países do mundo.

Nenhum comentário: