segunda-feira, 12 de maio de 2008

São Tomé e Príncipe/Governo inaugura centro de processamento de dados

São Tomé, 12 maio 2005 - São Tomé e Príncipe inaugurou este fim-de-semana o seu primeiro centro de processamento de dados do Governo, um projecto virado para a troca de informações em rede entre os diferentes ministérios e departamentos do Executivo.

O serviço criado e montado de raíz por técnicos brasileiros é fruto da cooperação na área da tecnologia avançada entre São Tomé e Príncipe e o Brasil, sendo este último o patrocinador da iniciativa.

Celso Amorim, ministro brasileiro das Relações Exteriores, que esteve este fim-de-semana nas ilhas, para uma visita de 24 horas, explicou que a governação electrónica "vai contribuir para a transparência e eficiência do Governo".

No Brasil, onde o sistema de governação electrónica já existe há algum tempo, este tem funcionado com grande eficácia pois facilita ao grande público entrar em contacto com as acções do Executivo, até mesmo a possibilidade de conhecer em pormenor as receitas e despesas públicas, explicou.

Por seu turno, o primeiro-ministro e chefe do governo são-tomense, Patrice Trovoada, disse acreditar que o "sistema ajudará a afirmar a governação" no país e constituindo-se num dos eixos estratégicos "para que São Tomé e Príncipe venha a afirmar-se num mundo desenvolvido à altura das exigências actuais".

Nos próximos tempos, o Executivo vai submeter uma proposta de lei ao Parlamento, tendo em vista a criação de normas que regulem o serviço para além da elaboraração de um plano estratégico para a sociedade da informação nas ilhas, cujo objectivo principal será o de aligeirar processos e desburocratizar a Admnistração Pública.
(AngolaPress)

Nenhum comentário: