domingo, 11 de maio de 2008

Angola/Ministro do Interior advoga eficiência no combate ao crime na África Austral

Luanda, 11 maio 2008 - O ministro do Interior, Roberto Leal Monteiro "Ngongo", solicitou, sábado, em Luanda, aos chefes de polícia da África Austral no sentido de traçarem mecanismos eficientes de combate ao crime, para a estabilidade da região.

O governante falava no acto de abertura da terceira reunião dos responsáveis da organização de polícia da África Austral (SARPCCO), dedicada à análise de questões atinentes à organização.

Segundo o ministro, o combate ao crime é um factor determinante para a garantia da paz, da segurança e da estabilidade.

Por este facto, disse que "uma abordagem multilateral, independentemente das individuais de cada estado membro, deveria passar a constituir um padrão obrigatório neste tipo de eventos".

Adiantou que a prevenção ao crime pressupõe o estabelecimento de mecanismos eficientes de coordenação e troca permanente de informações e constitui uma condição importante para o sucesso do comité dos chefes de polícia da Sadc.

Para o ministro angolano do Interior, só com tranquilidade e segurança é possível construir países prósperos e em progresso permanente.

Precisou que a agenda do certame contém assuntos cuja resolução contribuirá para o aumento do nível de segurança na região e determinar o desenvolvimento económico e social dos países da África Austral.

De igual modo, disse ser necessário garantir a formação contínua dos quadros policiais, com o objectivo de dotá-los de capacidades para enfrentarem os desafios que se colocam às corporações policiais dos países da SADC.

Roberto Leal Monteiro "Ngongo" quer também que sejam assegurandaos os procedimentos de harmonização relativos à observância e ao respeito dos direitos fundamentais e a liberdade das pessoas.

"Pensamos ser bastante últil introduzir questões relativas ao cumprimento do código de conduta e ao respeito pelos direitos humanos, para proporcionar aos membros das nossas polícias, uma maior proximidade com os cidadãos, contribuindo para o aumento do prestígio dos nosso países", frisou.

Considerou a região Austral mais estável, a mais forte e com maior progresso a nível do continente Africano.

Segundo o governante, tal cenário apenas se tornou possível pela contribuição e solidariedadade prestada por várias organizações policiais regionais, através de acções conjuntas.

Quanto às eleições legislativas em Angola, previstas para setembro deste ano, o ministro do Interior disse estar convencido de que tal acontecimento irá ocorrer no saudável ambiente de paz que se desfruta no país.

O evento, que termina domingo, vai apreciar o memorando de entendimento sobre a criação da brigada de alerta da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC).

De igual modo, avaliará o grau de implementação das decisões dos Chefes de Polícia da SADC, a harmonização do mapa das estradas da SADC e a equidade do género nas forças de polícia na região.

Um outro assunto que merecerá atenção dos delegados será o ponto da situação sobre a adesão e ou ratificação dos protocolos de segurança e ordem pública, assim como o programa de formação de apoio à paz.

A SARPCCO foi fundada a cinco de Agosto de 1995, por onze países membros da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral, designadamente Angola, África do Sul, Botswana, Ilhas Maurícias, Lesotho, Malawi, Namíbia, Swazilândia, Tanzânia, Zâmbia e Zimbabwé. (AngolaPress)

Nenhum comentário: