Ivan Richard
Agência Brasil http://www.agenciabrasil.gov.br
Brasília, 29 maio 2008 - Pequenos produtores e empreendedores das regiões de fronteira entre Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai terão incentivos para abrir ou ampliar seus negócios. Projeto desenvolvido em parceria pelos países-membros do Mercosul vai permitir a implantação de centros de produção e comercialização que darão apoio a empreendimentos nos setores de Turismo, Agricultura Familiar e Artesanato.
Hoje (29), representantes dos quatro países estão reunidos em Buenos Aires, na Argentina, para definir os últimos detalhes do programa, que deve ser apresentado, no dia 13 de junho, pelos ministros de Desenvolvimento Social dos países envolvidos.
De acordo com o diretor da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento Social, Crispim Moreira, serão investidos US$ 55 milhões e cerca de 10 mil famílias serão beneficiadas. Os recursos, explicou, sairão do Fundo do Mercosul para Projetos Sociais, formado por capital de todos os países do bloco.
Segundo Moreira, a idéia do projeto é transferir recursos para que as famílias comprem equipamentos, recebam capacitação e assessoria. Com isso, poderão aumentar a renda e a viabilidade de seus empreendimentos na faixa de fronteira.
“Nos nossos territórios há muita situação de pobreza, falta de trabalho ou baixa renda das famílias, assim como nos municípios dos nossos irmãos. Também há uma forte iniciativa de empreendimentos associativos. A idéia é fortalecer a economia solidária de tal forma que as famílias possam gerar seus próprios empreendimentos.”
Dos cinco centros, três serão implantados no Brasil: um em Foz do Iguaçu (PR) outro em Chuí (RS) e o terceiro em Uruguaiana (RS).
http://www.agenciabrasil.gov.br/noticias/2008/05/29/materia.2008-05-29.0895632294/view
Nenhum comentário:
Postar um comentário