quinta-feira, 29 de maio de 2008

Espanha/Expo2008: Mitologia angolana presente em Zaragoza

Zaragoza, 28 maio 2008 (Do enviado especial) - Algumas figuras da mitologia angolana ligadas as águas e ao ambiente vão ser retratadas ou descritas no Pavilhão de Angola na "Expo2008", a decorrer de 14 de Junho a 14 de Setembro do ano em curso, na cidade espanhola de Zaragoza, informou hoje, quarta-feira, à Angop uma fonte oficial.

Segundo Fineza Teta, directora do Pavilhäo de Angola na Expo, para ornamentar os sete momentos da exposiçäo, a organizaçäo achou por bem seleccionar algumas figuras mitológicas ou lendárias do país, exempleficando com a Kianda (Sereia), o Jacaré Bangão e o Bakama.

A selecção destas figuras, disse Fineza Teta, deve-se ao facto delas estarem ligadas à agua e ao ambiente.

"O Pavilhão de Angola terá como grande atractivo a água. Onde for água do mar estará presente a Kianda, se for rio estará o Jacaré e se se tratar de uma floresta o Bakama", realçou a fonte da Angop que não deixou de referenciar as dificuldades de credenciamento, criadas pela organização (dada a rigorisidade), dos funcionários de Angola à Expo, inclusive do pessoal ligado ah segurança e expositores já presentes em Zaragoza.

A fonte explicou que a escolha da Kianda (Sereia) deveu-se a relação com o mar que lhe é atribuída pela população da Ilha de Luanda, a eleição do Jacaré resultou da lenda segundo a qual, no passado, um animal da espécie abandonara o rio Dange, na província do Bengo, para ir pagar o imposto.

O Bakama, figura quase que omnipresente em qualquer manifestação cultural na província de Cabinda, foi opção para a sua presença nesta exposição mundial, devido as suas "virtudes ecológicas", que lhe permitem interagir com outros seres vivos (plantas e animais) sem ferir o ambiente e por "trajar-se" de materiais (folhas secas de bananeira) biodegradaveis. Elas defendem a causa do ambiente.

O Pavilhão de Angola na Expo2008, em Saragoza, Espanha, será composto por sete painéis, que vão reflectir a importância da água no contexto do tema que o país escolheu para debate no evento: "A Água como Recurso hídrico".

O espaço terá igualmente uma galeria de artes que oferecerá produtos culturais, nas suas várias vertentes de manifestação, nomeadamente, pinturas, gravuras, e esculturas que vão reflectir o tema da exposição, a água.

Outras disciplinas do mosaico cultural angolano, como a dança, a musica, o teatro e a gastronomia, constam igualmente do programa dos organizadores do Pavilhäo de Angola.

O pavilhão de Angola na Expo2008 é o maior de todos os tempos com uma dimensão de 468 metros quadrados e é o único que não está no pavilhão de África. O recinto de Angola não está no condomínio africano pelo facto da comunicação ter chegado ao país quando já se tinha dimensionado o espaço reservado ao continente. Neste sentido foi cedido a Angola um espaço maior, em função da perspectiva da amostra.

As participações de Angola são organizadas por um comité coordenado por um comissário. Na exposição de Zaragoza é comissária a assessora do Presidente da República para os Assuntos Regionais, Albina Assis. (AngolaPress)

Nenhum comentário: