Blantyre, 22 maio 2008 - Uma organização de defesa dos direitos humanos, o Comité Consultivo para os Direitos Humanos (HRCC), exortou os Governos da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) a tomar medidas urgentes para proteger os seus cidadãos na África do Sul, onde decorrem desde Domingo violências xenófobas.
Num comunicado, o HRCC sublinha que a SADC "deve actuar agora para fazer face à xenofobia na África do Sul antes que ela não se propague pelo resto da região".
"Os Governos da SADC têm a obrigação moral de proteger os seus cidadãos e garantir os direitos e as liberdades dos que vivem no estrangeiro", acrescentou.
O HRCC afirma que "a xenofobia na África do Sul confirma igualmente a sua preocupação sobre a crise zimbabweana que não é só problema dos Zimbabweanos, mas da região da SADC em particular e do mundo em geral".
A SADC agrupa 14 Estados membros, nomeadamente Angola, a África do Sul, o Botswana, as ilhas Maurícias, o Lesotho, o Malawi, Moçambique, Madagáscar, a Namíbia, a RD Congo, a Swazilândia, a Tanzânia, a Zâmbia e o Zimbabwe. (AngolaPress)
Noticias, artigos e análises sobre economia, politica e cultura dos países membros do Mercosul, CPLP e BRICS | Noticiero, articulos e analisis sobre economia, politica e cultura de los paises miembros del Mercosur, CPLP y BRICS
quinta-feira, 22 de maio de 2008
África do Sul/SADC instada a proteger os seus cidadãos
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário