sexta-feira, 16 de maio de 2008

Mostra discute papel da educação na América Latina

Naiady Piva

16 maio 2008 / Portal do MST http://www.mst.org.br

A educação tem, sem dúvida, um importante papel na integração Latino-americana. Por isso, nesta quarta-feira (15/05), cerca de 1.200 pessoas reunidas na Mostra Cultural de Integração dos Povos Latino-americanos discutiram de que forma a educação e a cultura contribuem na integração e libertação dos povos.

O principal debate foi protagonizado pelo ministro da educação da Venezuela, Abrahan Toro, que trouxe a experiência do país, o segundo na América Latina a tornar-se território livre do analfabetismo, depois de Cuba. O debate proporcionou várias contribuições de forma oral e escrita, ressaltando a importância da disciplina e o papel do movimento social na construção de uma educação e sociedade realmente libertadora, além de levantar questões como o papel da juventude inserida nessa questão.

Também participaram da mesa a Secretária da Cultura do estado do Paraná, Vera Mussi; a presidente do comitê de centenário do dia das mulheres da Venezuela, Miriam Meza de Acuña; uma pesquisadora das questões de gênero da Universidade de Carabobo, Luzmila Marcano e o coordenador do IALA (Instituto de Agroecologia Latino-americano Paulo Freire), Alexandre Conceição - o Instituto é uma parceria do governo Venezuelano com o MST.

Abrahan Toro ressaltou a importância de o IALA representar um acordo de cooperação com um movimento social e não com países, principalmente se considerado a importância do MST. Ele pontuou também que para combater a desintegração na América Latina é preciso que os povos conheçam sua história e daqueles que lutaram por ela, como Emiliano Zapata, Augusto Sandino, Simón Bolívar, Apolônio de Carvalho, Che Guevara, entre outros. Além disso, Abraham lembrou que é fundamental que haja educação básica, combate ao analfabetismo, e citou os brasileiros Florestan Fernandes, Darcy Ribeiro e Paulo Freire como importantes teóricos para colaborar na questão educacional.

http://www.mst.org.br/mst/pagina.php?cd=5383

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