quarta-feira, 14 de maio de 2008

Brasil/Escritora refaz os passos de Dorothy Stang


Dorothy, após se tornar freira, começou a se envolver com as lutas sociais e passou a se dedicar integralmente à questão agrária



12 maio 2008 / Portal do MST http://www.mst.org.br/mst


A escritora britânica Binka Le Breton lança no Brasil e nos Estados Unidos livro sobre atuação da missionária Dorothy Stang, assassinada em 2005, no Pará.

Em "A Dádiva Maior, a Vida e a Morte Corajosas da Irmã Dorothy Stang" os temas do trabalho escravo, da violência e da cultura da impunidade se entrecruzam com a história de atuação da freira norte-americana, numa região marcada por conflitos de terra. A obra foi lançada nos Estados Unidos e começa a chegar às livrarias brasileiras.

No seu livro, Binka recupera a história da missionária, desde a infância até o dia em que foi assassinada. A escritora também relata como Dorothy, após se tornar freira, começou a se envolver com as lutas sociais e passou a se dedicar integralmente à questão agrária.

Dorothy é a segunda vítima de confrontos no campo biografada pela autora. Em Todos Sabiam: a Morte Anunciada do Padre Josimo (Editora Loyola), Binka descreveu o assassinato de Josimo Tavares, no Maranhão, por um pistoleiro, crime que ontem completou 21 anos. Como no caso de Dorothy, os apontados como mandantes foram inocentados pela Justiça. (Com informações de O Estado de S. Paulo)

http://www.mst.org.br/mst/pagina.php?cd=5360

Nenhum comentário: