domingo, 11 de maio de 2008

Portugal e Paraguai firmam acordo de cooperação econômica

Lisboa, 10 maio 2008 (Lusa) - Portugal e Paraguai se comprometeram neste sábado a incrementar e promover as relações comerciais e de investimento entre os dois países numa declaração conjunta assinada em Assunção.

O memorando de entendimento foi assinado pelos ministros das Relações Exteriores do Paraguai, Ruben Ramírez Lezcano, e de Portugal, Luís Amado, que se encontra em viagem pela América Latina até 17 de maio.

Com o objetivo de fomentar a cooperação econômica e o desenvolvimento de ambos os países, os dois governos pretendem "incrementar e promover a cooperação na área do comércio e investimento mediante a implementação equilibrada de ações que garantam resultados satisfatórios", refere o documento.

Para isso, Portugal e Paraguai firmaram "a elaboração programas que visam o incremento e a implementação das trocas comerciais em ambos os sentidos" e "a realização de projetos conjuntos que promovam a atração de investimentos recíprocos".

Será estabelecido um grupo de trabalho sobre Comércio e Investimentos que será presidido por altos funcionários dos dois países, a serem nomeados pelos chanceleres português e paraguaio.

A previsão é que grupo deverá se reunir pelo menos uma vez por ano, alternadamente em cada um dos países.

A declaração destaca ainda a intenção de promover o entendimento entre os setores públicos e privados de ambos os países "para a eliminação dos obstáculos que eventualmente se levantem ao comércio", bem como "fomentar práticas de transparência no comércio internacional".

Nenhum comentário: