29 abril 2016, Pravda.ru http://port.pravda.ru
(Rússia)
Peter Koenig*, Global
Research 28/4/2016
"Ponha os tanques na rua, cerque com eles
o Palácio do Planalto - de modo algum para provocar qualquer violência, mas
para mostrar que a presidenta do Brasil tem poder, meios e coragem para
proteger o povo que a elegeu e o país, contra o assalto de neofascistas e -
sobretudo - contra os interesses de Washington."
Prezada presidenta Rousseff,
Por favor, não ceda! Não deixe que a corrupta direita neoliberal com a ajuda de - não, por instigação de Washington - roube o seu país, que roube o Brasil dos brasileiros, para rasgar e destruir tudo que você e Lula conseguiram nos últimos 14 anos, educação pública e serviços públicos de saúde de boa qualidade, transporte público moderno e eficiente, uma rede básica de segurança social - uma sociedade mais igual.
Durante a última década e meia, vocês conseguiram distribuir os benefícios da riqueza do Brasil para a maioria dos brasileiros, começando a reverter a maré, que antes sempre correu na direção dos oligarcas, dos latifundiários -- para o povo, para os que trabalham a terra, que construíram e
A besta agonizante ainda ruge no norte -- e não pode tolerar que forças livre e autônomas prosperem no "quintal". Estão inventando novo tipo de golpe - menos sangue, mais fraudes, fraude nas eleições, como na Argentina, e na Venezuela.
No caso do Brasil, é fraude construída dentro do poder legislativo, que comprou e pôs nem posições chaves políticos-escroques, como o vice-presidente Michel Temer e o presidente da Câmara de Deputados Eduardo Cunha, o qual ascendeu miraculosamente (foi 'eleito') à sua atual posição em fevereiro de 2015 - e, isso, em pleno gigantesco escândalo de corrupção chamado "Operação 'Car Wash'", na qual está envolvido com propinas que chegam a dezenas de milhões de dólares supostos da Petrobrás.
Golpe semelhante de impeachment dentro do Parlamento aconteceu no Paraguai em 2012, quando os mesmos 'agentes' norte-americanos removeram o presidente Fernando Lugo. O padrão repete-se bem claramente.
As acusações e provas contra Eduardo Cunha são desproporcionalmente mais graves que as acusações de 'manipulação de contabilidade administrativa' que Dilma Rousseff teria cometido. Além de não haver qualquer prova nesse caso da presidenta Rousseff, todo mundo faz e sempre fez o mesmo de que, agora, se acusa a presidenta do Brasil. Um dos casos em que aconteceu exatamente a mesma operação foi na criação norte-americana da OTAN na Europa.
Por favor, Dilma, não permita que os oligarcas e latifundiários voltem e recomecem a mandar no Brasil sob direção de Washington. Mr. Temer até já anunciou como, se chegar à presidência, desfará os benefícios sociais e as obras de igualdade que você e seu predecessor mostraram aos brasileiros e os fizeram conhecer e usufruir. Mr. Temer novamente entregará o Brasil aos banqueiros, J.P. Morgan e Goldman Sachs, e, claro, ao FMI - de volta à armadilha da dívida, essa sentença de morte para qualquer país.
Basta ver o que já está acontecendo ao seu vizinho do sul, a Argentina, sob governo do neoliberal - também imposto por Washington -, Mauricio Macri, que está novamente vendendo o país aos czares da dívida, Wall Street, o FED e - claro - o onipresente sempre reinante FMI. Nesse quarto mês de governo em Buenos Aires, Macri já fez a economia Argentina começar a girar para trás - em processo, como dizem muitos, de "atrasamento acelerado" - de volta aos níveis de 2004/2005, com níveis de miséria que ao final de março de 2016 estarão em 34% (em novembro de 2015, esse nível era de 12%). O desemprego e a inflação explodem, depois que Macri extinguiu contratos de mais de 120 mil funcionários públicos, o que serviu de exemplo para que a indústria privada também se pusesse a demitir alucinadamente. E também já ameaçou que há mais a caminho.
No dia da posse, dia 10 de dezembro, como prometera durante a campanha, Macri retirou todos os controles sobre a cotação do peso, o que disparou desvalorização que, em dado momento, chegou perto de 60% (de cerca de 9,4 pesos por dólar-EUA em novembro de 2015, para 15,8 pesos no final de fevereiro de 2016). De lá até hoje aconteceu uma pequena recuperação, com cotações que hoje chegam a 14 pesos/dólar (desvalorização de 30%, a partir dos números de antes de 10/12). Decorre daí inflação descomunal, que já empurrou vasto segmento de argentinos para a miséria. E está só começando.
*****
O Advogado-geral do Brasil, Eduardo Cardozo, declarou que é ilegal todo o processo de impeachment contra você, presidenta Rousseff. Disse que o Brasil enfrenta uma tentativa de golpe de Estado.
O que se vê desenrolar-se no Brasil é ato de delinquência de um tipo que praticamente jamais se viu acontecer no mundo. Os golpistas brasileiros, fantoches dos 'mestres' em Washington, não passam de escroques conhecidos, todos com processos por corrupção atados ao pescoço. Pois e mesmo assim continuam, claro que amparados no completo apoio político que lhes dão os escroques chefes que vivem dentro e em torno da Casa Branca em Washington. O mundo apenas assiste, em silêncio.
Os seis gigantes da mídia-empresa anglo-saxônica ocidental que literalmente controlam 90% de todo o 'noticiário' que o ocidente consome, já providenciaram para que nenhum veículo, jornal ou TV, atreva-se a questionar o golpe flagrantemente ilegal e antidemocrático de que os brasileiros estão sendo vítimas. - Não fosse a fraude tão horrenda assacada contra o povo brasileiro, seria novelão político cômico, de ridículo jamais visto.
Você, Dilma, e Lula, libertaram o Brasil da colonização ocidental - mantida por ditaduras militares apoiadas pelos EUA durante o século passado. Não deixe que tudo isso se perca. Defenda o seu mandato, pela força, se tiver de ser.
Uno-me aqui ao meu amigo Andre Vltchek, quando diz que você use o que tiver de usar, músculos e força, se for necessário, para derrotar esse golpe de neo-oligarcas e latifundiários, e proteja os brasileiros, para que não sejam novamente massacrados pelo fascismo econômico neoliberal.
Expulse do país toda a mídia-empresa ocidental. Isso nada tem a ver com censurar a 'livre expressão' -, e é evidentemente deter a máquina de propaganda e mentiras contra o seu governo e contra as realizações do povo brasileiro. Impeça que prossiga a manipulação do pensamento dos brasileiros pelos sistemas prostitutos da 'comunicação' ocidental. Já praticamente não há no mundo quem não saiba que a chamada "mídia de informação" nada mais tem a ver com a antiga defesa do "direito à livre manifestação do pensamento" e do "livre discurso" como virtude essencial da democracia.
Aquela democracia ensinada pelos filósofos em Delfos, na Grécia, há 2.500 anos, já não existe. Foi sequestrada há muito tempo, gradualmente, quase imperceptivelmente, por Washington e seus aliados e vassalos. O que há hoje é uma muralha de propaganda; palavras a serem manipuladas para acomodar qualquer crença. E "as pessoas em geral" ainda engolem esse engodo, como se fosse "democracia".
Ponha os tanques na rua, cerque com eles o Palácio do Planalto - de modo algum para provocar qualquer violência, mas para mostrar que a presidenta do Brasil tem poder, meios e coragem para proteger o povo que a elegeu e o país, contra o assalto de neofascistas e - sobretudo - contra os interesses de Washington, que está por trás desse inacreditável espetáculo de, literalmente, comandar e dirigir uma gangue de escroques - são criminosos! - para que tomem o Brasil e suas riquezas, como 'procuradores' de interesses dos EUA. - E, claro, para quebrar em pedaços o bloco dos países BRICS que, junto com a Organização de Cooperação de Xangai (OCX) e a União Econômica Eurasiana (UEE), já ameaçam seriamente o grande sistema de economia de cassino baseado no dólar.
O Brasil também é rico em recursos naturais, como a Argentina também é, e Peru, Venezuela, Bolívia, Equador - toda a América Latina é rica de recursos que o ocidente cobiça para manter a opulência do seu padrão de vida e alimentar sua máquina de guerra -, quase o único fator gerador de PIB, além do consumo, claro; aquele círculo infernal de conflitos armados pelo mundo e de consumo que está destruindo o planeta.
Amazonas e Aquífero Guarani
Mas qual o específico recurso que há no Brasil, como um dos maiores reservatórios do mundo? Água. Água fresca e limpa. Água que depende de purificação relativamente simples para ser perfeitamente potável. Toda a Bacia Amazônica, quase metade da superfície do país, é coberta por redes praticamente sem fim de rios. A FAO estima que cerca de 12% de toda a água de superfície do mundo está em território brasileiro. Chega a cerca de 8,2 bilhões de metros cúbicos por ano, de água renovável, dos quais 6,3 metros cúbicos por ano nascem no Brasil. Equivale a disponibilidade de água per capita de mais de 43 mil m3/ano (a média mundial é de cerca de 8.200 m3/ano). - Como se não bastasse, o Brasil conta também com 112 mil km3 de água de subsolo, de boa qualidade e renovável.
Outra reserva de água fresca de subsolo da qual poucos sabem e praticamente ninguém fala é o Aquífero Guarani, que recebeu o nome do povo guarani. Cobre 1,2 milhão de km2, sob terras de Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. O volume de água estimado é de 37 mil km3, que supera em muito a quantidade de água de superfície do Brasil. Pode-se dizer que o maior corpo contínuo de água subterrânea do mundo, com recarga anual estimada de 170 km3 (a Grande Bacia Artesiana na Austrália, que cobre cerca de 23% da superfície do continente, tem cerca de 65 mil km3 de água fresca, mas divididos em vários depósitos separados e é sujeito a secas cíclicas).
Esses reservatórios gigantes de água têm valor inestimável. Excede hoje o valor de todos os depósitos mundiais conhecidos de petróleo. Em menos de 20 anos, a Terra já estará sofrendo falta aguda de água. Algumas áreas já sofrem há anos de falta de água, e essas dificuldades já se espalham gradualmente para outras áreas do mundo.
Não porque a água estaria sumindo dos ecossistemas mundiais, não, não, de modo algum. O total de água na Mãe Terra é constante. O problema é que essa água está cada dia mais contaminada pelo consumo e pela indústria humana movida a ganância. As grandes potências, responsáveis pela mais grave e mais ampla poluição dos recursos, sabem de tudo isso.
Por isso tentam desesperadamente apropriar-se da água pura que ainda haja no planeta, para dar de beber às próprias elites, enquanto "Nós, o Povo", morremos de sede e de fome por falta de água para cultivar alimentos.
Não surpreende portanto que os Estados Unidos do Caos e da Ganância tenham interesse vital, mas secreto, nesses recursos de água, sobretudo os que se escondem nas entranhas da terra do seu "quintal sul". Basta reformatar a frase infame de Henry Kissinger sobre controlar o mundo: quem controla a água, controla o universo.
Prezada Dilma - por favor não ceda! - Não deixe que a elite neofascista, comandada pelo império do norte tome e ocupe seu país, o país dos brasileiros, e seus inestimáveis recursos - especialmente essa linha de sobrevivência para toda a humanidade: a água. *****
*Peter Koenig: É economista e analista de
geopolítica. Foi economista do Banco Mundial e trabalhou em vários países
sempre dedicado a estudos do meio ambiente e recursos hídricos. Escreve
regularmente para Global Research, ICH, RT, Sputnik, PressTV,
CounterPunch, TeleSur, The Vineyard of The Saker Blog e outros sítios
nainternet. É
autor de Implosion - An Economic Thriller about War, Environmental
Destruction and Corporate Greed - ficção baseada em eventos dos
seus 30 anos de experiência no Banco Central pelo mundo. TAmbém é
co-autor de The World Order and Revolution! - Essays from the
Resistance.
--------------
Brazil: Dilma – Don’t Let Go! Open Letter to President Dilma Rousseff. “A New Sort of ‘Coups’ is being Invented – Less blood, More fraud”
April
28, 2016, Global Research http://www.globalresearch.ca (Canada)
Dear President Rousseff,
Please do not let go! Don’t let the
corrupt neoliberal right wing with the help – no, at the instigation of
Washington steal your country – take away Brazil from the Brazilians, rip-off
and destroy all you and Lula have achieved in the last 14 years, free
education, health services, efficient and modern public transportation, a basic
social safety net – a more equal society. During the past decade and a half,
you were able to distribute the benefits of Brazil’s riches to the majority of
Brazilians, slowly turning the tide from the oligarchs, the latifundios –
to the people, to those who work the lands, who have built and are still
building and are eager to continue building a Brazil for all Brazilians.
The dying beast in the North is
roaring; it cannot tolerate a free and autonomous ‘backyard’.
A new sort of ‘coups’ is being invented – less blood, more fraud, election
fraud, like in Argentina ), and in Venezuela.
In the case of Brazil, it is legislative
fraud, buying and putting into key positions crook-politicians, like
Vice-President Michel Temer and Eduardo Cunha, President of the Lower House,
who miraculously ascended (was ‘elected’) to his current position in February
2015 – and this in the midst of the huge, so-called ‘Car Wash’ corruption
scandal, in which he is involved with bribes amounting to tens of millions of
dollars allegedly from Petrobras. A similar parliamentary impeachment coup was
carried out in Uruguay in 2012, removing President Fernando Lugo, by the same
US instigators. The pattern is notorious.
The accusations – and proofs –
against Eduardo Cunha, are disproportionally graver than the mild accusations
of ‘administrative accounting’ manipulation that Dilma Rousseff is alleged
having committed. Though there is no proof of this in the case of President
Rousseff, every country and its neighbor does it. Among the worst offenders of
this practice is the North American creation of NATO in Europe.
Please, Dilma, do not allow the oligarchs
and latifundios to return and to run Brazil under the direction of
Washington. Mr. Temer has already mentioned how, as new President, he would
undo the social benefits and equality you and your predecessor have let
Brazilians enjoy; he would return Brazil to the bankers, J.P. Morgan and
Goldman Sachs, and of course to the IMF – back to the debt trap, call it the
death knell.
Just look what is happening to your
southern neighbor Argentina under the neoliberal, also Washington imposed
Mauricio Macri, who is selling the country back to the debt czars, Wall Street,
the FED and – of course – also the all commanding IMF. In his four months in
government, he has already rolled back Argentina’s economy – some call it
‘fast-forwarded’ – to the levels of 2004 / 2005, with poverty levels at 34% by
end of March 2016, up from about 12% last November. Unemployment and inflation
are exploding after Macri terminated contracts of over 120,000 state employees,
giving an example to private industry to do likewise. He also vowed more was to
come.
On the day of his inauguration, 10
December, as he promised before, Macri set the peso afloat, triggering a
devaluation of at one point close to 60% (from about 9.4 pesos to the US dollar
in November 2015 to 15.8 pesos at the end of February 2016). It has since
recovered slightly, hovering presently at around 14 pesos to the dollar (30%
devaluation from pre-December 10 levels). The ensuing inflation is enormous,
sinking already a vast segment of Argentinians into poverty. And this is only
the beginning.
——-
Brazil’s Attorney General, Eduardo
Cardozo, declared the
impeachment process against you, President Rousseff, illegal. He calls it
an attempted ‘coup d’état’.
This is done as an outright state
delinquency, hardly evidenced anywhere in the world. The Brazilian coup
executioners, puppets of the Washington masters, are crooks, with corruption
trials around their necks. Yet they proceed, of course with the full in-country
political support of the chief instigators sitting in and around the White
House in Washington. The world is just a silent onlooker. The six Anglo-Saxon
western media giants which literally control 90% of all the ‘news’ consumed by
the west, make sure there is no mainstream paper or TV station that dares
questioning this flagrantly illegal and anti-democratic process. – If it wasn’t
such a horrendous fraud on the Brazilian people, it could be seen as a
previously unheard-of laughable political soap opera.
You, Dilma, and Lula have liberated
Brazil from western colonization – which was maintained by US-supported
military dictatorships during the last century. Don’t let it go back. Defend
your position; with force if it must be. I join my friend Andre
Vltchek, when he calls on you to use muscle to counter this coup of the
neo-oligarchs and latifundios, and protect Brazilians from another
onslaught of neoliberal economic fascism.
Ban all western mainstream media in
Brazil! – This is not censuring ‘free expression’- this is stopping the lie
propaganda machine against your government, against your achievements. Prevent
the manipulation of people’s minds by the presstitute western communication
systems. There is hardly anybody in the world who does not know that this
so-called ‘information media’ has nothing to do any more with the old believe
of the ‘right to free speech’ and ‘free expression’ as an essential virtue of
democracy.
This type of democracy, the one
that was thought out by Greek philosophers in Delphi some 2,500 years ago,
doesn’t exist anymore. It was hijacked long ago, gradually, almost
imperceptibly, by Washington and its allies and vassals. Now it’s a shell of
propaganda; words that can be manipulated to fit any believe – and people at
large still swallow it as ‘democracy’.
Bring the tanks to the streets,
surrounding the ‘Palácio do Planalto’ – by no means for provoking
violence, but for showing the President’s power to protect the people and the
country from theft by the neo-fascists and foremost from the interests of
Washington, who are behind this incredible spectacle of literally ordering and
directing a bunch of crooks – criminal crooks that is – to take over Brazil and
its riches, as proxies for US interests – and of course, to break apart the
block of the BRICS countries that together with the Shanghai Cooperation
Organization (SCO) and the Eurasian Economic Union (EEU) are seriously
threating the western dollar-based casino system.
Brazil is rich alright, in natural
resources, and so is Argentina, and so is Peru, Venezuela, Bolivia Ecuador –
all of Latin America is rich in those resources the west covets for its lush
standard of living and to feed its war machine – almost the only generator of
GDP, plus consumption, of course; an endless and ever growing circle of armed
conflicts and globe destructive consumption.
The Amazon and Guarani
Basins
But what is the particular resource
of which Brazil has arguably one of the largest reservoirs? Water. Fresh
water. Water fit for drinking after relatively simple purification.
The entire Amazon Basin, almost half of the country’s surface, is covered with
a nearly endless stream of waterways. The FAO estimates that about 12% of the
world’s surface fresh water is located in Brazil. This amounts to a total of
about 8.2 billion cubic meters (BCM) per year, of renewable water, of which 6.3
BCM originate in Brazil. This corresponds to a per capita availability of more
than 43,000 m3 per year, compared with the world average of about 8,200 m3. –
In addition, Brazil counts with 112,000 km3 of good quality renewable
groundwater.
Another little known, and
especially little talked about fresh water groundwater reserve is the Guarani
aquifer, named after the Guarani people. It covers 1.2 million km2 and
lays beneath the surface of Argentina, Brazil, Paraguay and Uruguay. Its water
volume is estimated at 37,000 km3 (37 BCM), by far exceeding the surface water
in Brazil. It is arguably the world’s largest single body of underground water,
with an annual recharge rate of an estimated 170 km3 (The Great Artesian Basin
in Australia, below 23% of the Continent’s surface, contains about 65,000 km3
(65 BCM) of fresh water, but is not comprised in a single aquifer and is
vulnerable to cyclical droughts).
These enormous water reservoirs are
invaluable. They far exceed already today the value of all the world’s known
hydrocarbon deposits. In less than 20 years the earth is expected to suffer
serious water shortages. Some areas have suffered from water scarcities already
for years, and they are growing and expanding gradually to other regions of the
globe.
Not because water is actually
disappearing from the world’s ecosystems. Not at all. The total amount of water
on Mother Earth is constant. But it is ever more contaminated by our
consumption and greed driven industry. The powers that be, and responsible for
most of the resources’ pollution, know about it, and are attempting to
appropriate the still existing unspoiled waters to feed their elites, when We,
the People, are perishing from lack of water and lack of food due to lack of
water.
No wonder, the Unites States of
Chaos and Greed has a vital but, of course, unspoken interest in these water
resources, especially those in its southern ‘backyard’. One could revise Henry
Kissinger’s infamous edict on controlling the world, ‘who controls the
water controls the universe’.
Dear Dilma – please do not let go!
– Do not allow the neo-fascist elite, driven by the northern empire take over
your country, the country of Brazilians, and their invaluable resources –
especially humanity’s lifeline – water.
Peter Koenig
is an economist and geopolitical analyst. He is also a former World Bank staff
and worked extensively around the world in the fields of environment and water
resources. He writes regularly for Global Research, ICH, RT, Sputnik, PressTV,
CounterPunch, TeleSur, The Vineyard of The Saker Blog, and other internet
sites. He is the author of Implosion
– An Economic Thriller about War, Environmental Destruction and Corporate Greed
– fiction based on facts and on 30 years of World Bank experience around
the globe. He is also a co-author of The
World Order and Revolution! – Essays from the Resistance.
-------------- Related Articles
Apr
26, 2016 Regime
Change throughout Latin America: The Monroe Doctrine Becomes the “Obama
Doctrine”
Apr
23, 2016 Washington
Launches Its Attack Against BRICS. The Destabilization of Brazil and Argentina
Apr
21, 2016 US
Complicity? After Vote to Remove Brazil’s President, Key Opposition Figure
Holds Meetings in Washington
Mar
19, 2016 Regime
Change in Brazil? Right Wing Protest Movement Funded by US Billionaire
Foundations, Training in US
Nenhum comentário:
Postar um comentário