sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

Angola/Lusofonia debate em Luanda centro de formação em Economia e Finanças

Luanda, Angola, 1 fevereiro 2008 - Os ministros da Economia e Finanças dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) reúnem-se sábado, em Luanda, para analisarem a constituição definitiva e instalação em Angola do Centro de Formação e Estudos do sector.
A agência noticiosa angolana Angop cita o vice-ministro moçambicano das Finanças, Pedro Couto, que na quinta-feira chegou a Luanda, como tendo afirmado que "as ideias fundamentais sobre o que deve ser o instituto estão já estabelecidas" a partir de discussões havidas há alguns anos, porém, "as mesmas evoluíram e Angola foi o país que obteve a instalação desse centro".
Pedro Couto sublinhou que a necessidade do surgimento da referida instituição prende-se com o facto de existirem já em outras regiões de África organismos ligadas ao Banco Mundial e Fundo Monetário Internacional, como o "MEFM" e o "África Capacite Building Foundation", que tem centros de formação nessa área para os falantes de francês e inglês, o que não acontece com os países de língua portuguesa do continente africano.
Para o economista moçambicano, apesar de a questão da língua muitas das vezes não ser um problema, concluiu-se também que seria útil ter-se uma instituição que daria formação no âmbito macro-económica e finanças de gestão pública em português.
Entretanto, antes do encontro ministerial, os peritos reúnem-se hoje em Luanda a fim de debaterem os documentos e assuntos a serem abordados pelos titulares de Economia e Finanças.
Fazem parte do grupo de Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa cinco estados do continente, designadamente Angola, Cabo Verde, Moçambique, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe. (macauhub)

Nenhum comentário: