Luanda, 14 outubro 2007 - Delegações ministeriais do sector da Defesa da República de Angola e Portugal, iniciam segunda-feira, em Luanda, conversações oficiais onde vão analisar questões que se prendem com a implementação de projectos da Comissão Técnica Militar (CTM), de apoio à estrutura superior do ministério angolano da Defesa e das Forças Armadas Angolanas (FAA), soube a Angop de fonte oficial.
Chefiarão as respectivas comitivas pela parte angolana, o ministro angolano da Defesa, Kundi Paihama e pela portuguesa o titular da pasta da Defesa deste país, Nuno Severino Teixeira, que chegou hoje a Luanda, para uma visita oficial de trabalho de quatro dias no âmbito das relações bilaterais existentes entre os dois países no domínio da defesa.
Os aspectos ligados a cooperação entre Angola/Portugal centra-se em aspectos ligados a modernização das diferentes instituições militares das FAA com os 12 projectos já em curso que abrangem vários sectores, no quadro da Comissão Téncica Militar, onde as autoridades portuguesas estão envolvidas.
Os referidos projectos consubstanciam-se no apoio à estrutura superior de defesa e das FAA, ao Instituto Superior de Ensino Militar (ISEM), à Brigada das Forças Especiais, ao Centro de Instrução de Operações de Paz e a Escola de Administração Militar.
A gama de projectos inclui também o apoio à Direcção dos Serviços de Saúde das Forças Armadas Angolanas, Marinha de Guerra Angolana (MGA), Engenharia do Exército, Escola Militar de Formação Aeronáutica, ao Centro Psicotécnico da Força Aérea Nacional e ainda à formação de quadros militares angolanos em Portugal.
No cumprimento do seu programa o governante português e respectiva delegação tem agendado para segunda-feira um encontro com o primeiro-vice-presidente da Assembleia Nacional, João Lourenço.
Terça-feira, os visitantes têm prevista uma deslocação à unidade de tropas especiais, baseada em Cabo Ledo, província do Bengo, onde vão inteirar-se dos projectos em curso nesta base das Forças Armadas Angolanas, no quadro da CTM. Ainda neste dia visitam o Museu de História Militar.
Na qualidade de professor-doutor, o ministro luso vai durante uma conferência proferir uma palestra sobre o tema: "Europa-África e os desafios à segurança internacional".
A comitiva portuguesa que termina a sua visita quarta-feira, deixa a capital do país nesse dia com destino a República Democrática do Congo. (AngolaPress)
Nenhum comentário:
Postar um comentário