Yahoo/13 outubro 2007
O fim do uso do dólar no comércio entre Argentina e Brasil está próximo, informam os técnicos do Banco Central da Argentina que trabalham com o assunto. Fontes da entidade estiveram reunidas com técnicos brasileiros, para avançar no processo que implica desenvolver um sistema de pagamento em pesos e reais.
A responsabilidade pela compensação dos valores será dos bancos centrais e, por isso, os técnicos trabalham na elaboração de normas e sistemas que cubram as autoridades monetárias de ambos os países dos riscos que envolvem o comércio.
Ainda não há data definida para o funcionamento do sistema. "Mas estamos avançando o suficiente para que isso ocorra o mais breve possível", disse uma fonte que participou de encontros de análise da questão. A idéia inicial foi proposta pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, à ex-ministra de Economia da Argentina, Felisa Miceli, em julho do ano passado, na reunião de cúpula do Mercosul, na cidade de Córdoba. Desde então, os técnicos dos dois governos se debruçam sobre o projeto para chegar a um denominador comum de execução do mesmo.
O objetivo da eliminação do dólar do comércio bilateral é dar maior acesso aos pequenos e médios empresários argentinos e brasileiros para realizar operações de comércio exterior em suas próprias moedas, o que reduz os custos em quase 30%, segundo cálculos do ministro Mantega. Por outro lado, o processo também aprofunda a integração regional, já que reduz os obstáculos aos fluxos comerciais entre os dois países.
Nenhum comentário:
Postar um comentário