quarta-feira, 10 de outubro de 2007

Angola/Representante do PNUD defende investimento na zona rural

Luanda, 10 outubro 2007 - A representante do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD)em Angola, Gita Welch, defendeu hoje, em Luanda, ser necessário atrair o investimento para às zonas rurais, de modo a melhorar as condições de vida das pessoas mais pobres.

Ao falar num encontro entre os representantes das agências da nações Unidas em Angola e os órgãos de comunicação social, Gita Welch referiu que é importante também tirar-se o maximo de pessoas do sector informal para o formal, com vista a terem maiores oportunidades.

"É preciso fazer perceber as pessoas que no meio de muitas dificuldades há muita coisa para fazer", disse.

De acordo com a representante do PNUD, o acesso ao crédito, à educação e à criação de guichês únicos podem representar um factor positivo para se vencer a pobreza em Angola.

Segundo Gita Welch, Angola possui recursos como petróleo, diamante e bacias hidrográficas importantes para o país e para os restantes membros da região, que representam o sustento e riqueza para as populações, bem como a possibilidade de se produzir bens alimentares.

Frisou que as estatísticas indicam que 68 porcento da população em Angola vive a baixo da linha da pobreza e 38 porcento em extrema pobreza, apresentando tambem altos níveis de desemprego.

Para si, é importante fazer com que os indicadores económicos, que neste momento são bons para Angola, trabalhem para o desenvolvimento da pessoa humana.
"É necessário pôr os pobres no centro do desenvolvimento, pois eles são os mais interessados em ultrapasssar a situação em que vivem", ´ salientou.

O encontro foi realizado no âmbito da semana mundial da erradicação da pobreza, que se assinala a 17 deste e mês, e contou com a participação de várias agências especializadas das Nações Unidas. (AngolaPress)

Nenhum comentário: