segunda-feira, 13 de agosto de 2007

Moçambique vai exportar energia de Mpanda Nkuwa

Maputo, 10 Agosto 2007 - O excedente da energia a ser produzida pela futura barragem hidroeléctrica de Mpanda Nkuwa, na província de Tete, com capacidade para produzir 1300 MW, deverá ser exportado para outros países da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral SADC), ao abrigo dos mecanismos da SAPP, entidade responsável pela planificação e coordenação das actividades de cooperação e comércio de energia na região.

Falando durante recentemente no conclave Índia - África, o Ministro da Energia, Salvador Namburete classificou aquele empreendimento, actualmente em negociações com os potenciais investidores, como um projecto de geração de energia que está no topo das prioridades do Governo de Moçambique.

Para além da Hidroeléctrica de Cahora Bassa, cuja capacidade anual de produção de electricidade é de 2.075 MW, o ministro indicou outros projectos identificados como Central Norte da HCB (com 1000 MW), Lúrio (120 MW), Boroma (400MW) e Massingir (27 MW), que constituem potencial de geração de energia de 14000 MW.


Além disso, o ministro apontou o potencial em recursos para a geração através de gás natural (Temane – com mais de 1000 MW) e central térmica em Moatize, província de Tete, com capacidade de 1000 MW numa primeira fase.

Disse que o Governo de Moçambique está a concentrar esforços na identificação, desenvolvimento e uso de novas e renováveis fontes de energia, particularmente os bio - combustíveis (bio -etanol , bio-diesel e bio-gás), sistema solar e energia eólica.

Acrescentou que já foram identificados os potenciais mercados para o excedente dos bio - combustíveis, em particular o bio-etanol, num número de países da região bem como na Europa. (Noticias/IPEXinfo)

Nenhum comentário: