terça-feira, 3 de março de 2015

Angola/Felicitações a Vasquez

3 março 2015, Jornal de Angola http://jornaldeangola.sapo.ao (Angola)

Uma mensagem do Chefe de Estado, José Eduardo dos Santos, foi entregue domingo, em Montevideu, ao novo Presidente do Uruguai, Tabarez Vasquez, que tomou posse para um mandato de cinco anos, em substituição de José Mujica.

A mensagem foi entregue pelo embaixador de Angola acreditado no Uruguai, Nelson Cosme, que tem residência no Brasil, onde também chefia a missão diplomática angolana.

Nelson Cosme foi recebido no decurso dos actos que marcaram, domingo, a tomada de posse de Tabarez Vasquez, na sequência das eleições gerais ocorridas em Dezembro passado, em que
venceu, na segunda volta, por 56,6 por cento dos votos. O Chefe de Estado do Uruguai agradeceu a mensagem enviada pelo homólogo angolano e transmitiu votos de sucesso a José Eduardo dos Santos, na direcção das tarefas de reconstrução e de pacificação da Região dos Grandes Lagos.

Angola e Uruguai têm relações bilaterais crescentes, tendo os dois países baseado os laços num acordo geral de cooperação assinado em 2003. Os dois países têm também rubricado um acordo de supressão de vistos em passaportes diplomáticos e de serviço, aquando da visita a Angola do antigo chanceler uruguaio Luís Lemes Almagro, em 2013. Ainda no quadro do reforço das relações entre os dois países, o Uruguai designou, recentemente, um embaixador residente para Angola e conta com a contribuição angolana para uma maior presença no continente africano.

O novo Presidente do Uruguai assegurou durante a sua tomada de posse que a igualdade, a liberdade, o respeito pelos valores cívicos, pela diferença e a tolerância vão ser as principais linhas de força do seu mandato. O antigo Presidente José Mujica, da Frente Ampla, formação política do novo Chefe de Estado, vai ocupar o seu lugar no Senado.


Nenhum comentário: