terça-feira, 10 de março de 2015

CUANDO CUBANGO

10 março 2015, Jornal de Angola EDITORIAL http://jornaldeangola.sapo.ao (Angola)

Angola e Argentina são dois países que possuem excelentes relações diplomáticas e de cooperação, facto que ficou bem patente na deslocação que a Presidente Cristina Kirchner efectuou ao nosso país em Maio de 2012 em visita oficial, trazendo uma comitiva numerosa. 
Naquela altura, foram assinados importantes acordos em áreas como Agricultura, Comércio, Indústria, Saúde, Cultura e Construção Civil, que constituíram uma rampa de lançamento para a efectivação de numerosas iniciativas.

A província do Cuando Cubango assinou um acordo de geminação com La Pampa, província da Argentina com o objectivo de exploraras vias através dos quais o investimento e as trocas comerciais se tornam uma realidade.  A experiência que a província do Cuando Cubango vive, fruto do acordo de geminação com a província argentina de La Pampa é única e
potenciadora do progresso. O embaixador de Angola na Argentina, Hermínio Escórcio, tem sido o grande animador desta aproximação, que está a dar excelentes frutos. Onde este angolano põe a mão, sai vitória. É assim desde os anos 50 e a ele se devem muitos dos sucessos conquistados pelo Povo Angolano, nos últimos 40 anos.

As potencialidades das nossas províncias, as oportunidades de negócios e possibilidades de investimento devem continuar abertas ao mundo. Somos um Estado unitário, cujas instituições se empenham no sentido do desenvolvimento simétrico para combater as disparidades  regionais, mas nada impede as iniciativas de abertura ao estrangeiro e de geminação. Graças às estreitas relações de amizade entre Angola e Argentina, as províncias dos dois países experimentam uma aproximação de natureza económica, comercial e cultural.
É encorajadora a vinda de empresários argentinos a Angola, particularmente à província do Cuando Cubango, onde as oportunidades de investimentos são consideráveis em numerosas áreas.

O Cuando Cubango tem potencial para passar a terra do progresso, com o suporte da extensão territorial, com largas porções de terras aráveis, quantidades enormes de recursos aquíferos, a flora e a fauna que permitem o florescimento da agropecuária.

A província vem criando condições para alavancar o desenvolvimento do Sudeste do país, com investimentos internos e externos. Na fazenda agro-industrial  do Longa, os empresários argentinos verificaram as condições propícias à cultura do arroz e noutros locais testemunharam o potencial existente, que carece apenas de investimentos para o seu relançamento. Como verificaram os investidores argentinos, a província do Cuando Cubango pode ter uma palavra a dizer no âmbito dos esforços para a diversificação económica, na medida em que pela sua extensão dispõe de uma grande capacidade para a produção de uma grande diversidade de produtos alimentares.
  
Precisamos, com o presente acordo de geminação, fazer prova não apenas das potencialidades que a província tem, mas também do lado positivo que é a abertura ao investimento estrangeiro numa região que sofreu especialmente com a guerra. O Triângulo do Tumpo, à vista do Cuito Cuanavale, foi o cemitério do regime de apartheid na África do Sul. Também a dimensão história da província pede projectos de turismo cultural. O acordo de geminação promovido por Hermínio Escórcio e o governador Higino Carneiro, constitui uma forma positiva das províncias ou cidades de Angola darem a conhecer e conhecerem as vias através das quais podem acelerar as suas vantagens comparativas.

As bases em que assentam o acordo de geminação, permitem ganhos mútuos sobretudo na esfera económica.  O sector da educação também foi contemplado e vai basear-se no fornecimento de material de laboratório e formação de professores do ensino médio e na área da engenharia agrónoma.

A aposta no turismo, no âmbito  do Projecto Okavango/Zambeze, constitui uma oportunidade dentro do acordo de geminação. É bom que todas as províncias, com base nas suas estratégias desenvolvimento,  abram as portas ao investimento. A aceleração da economia e do comércio deve ser encorajada  também além fronteiras. Cuando Cubango e La Pampa são duas províncias “gémeas”. Para a frente fica o desafio da transformação do actual acordo de geminação em transferência de tecnologias e conhecimento, na troca de experiências e também na aceleração das trocas comerciais.


Nenhum comentário: