terça-feira, 17 de março de 2015

Angola/Bermúdez inicia hoje visita oficial

17 março 2015, Jornal de Angola


O Vice-Presidente cubano, Miguel Diaz-Canel Bermúdez, chega hoje a Luanda, para durante três dias discutir com as autoridades angolanas as possibilidades de reforçar a cooperação entre os dois países.

A visita de Miguel Bermúdez realiza-se seis dias depois da embaixadora de Cuba em Angola, Gisela Garcia Rivera, ter concertado com o Vice-Presidente da República, Manuel Vicente, aspectos relacionados com a realização de visitas recíprocas de alto nível entre os dois países.

As relações diplomáticas entre Angola e Cuba foram estabelecidas em15 de Novembro de 1975. A cooperação gravita em torno de um acordo assinado em 2008, “Cooperação Cubana”, à luz do qual empresas cubanas com comprovada competência técnica estão envolvidas em vários programas de
recuperação de infra-estruturas sob responsabilidade do Ministério da Construção, especialmente de pontes e estradas.

A embaixadora de Cuba em Angola afirmou que “as relações de cooperação entre os dois Estados são excelentes e  para os próximos anos, disse, os dois países estão empenhados no reforço das relações de amizade, cooperação política e diplomática.Os dois países exploram desde 2009 áreas de intercâmbio mais significativas nas quais podem ser lançadas as bases para uma cooperação profícua.
 
Em Angola trabalham 4.196 cubanos, 1.842 no sector da saúde, 1.588 na educação e os restantes na construção, energia e águas e outros sectores de uma cooperação diversificada.
 
Durante a visita em Junho do Presidente José Eduardo dos Santos a Havana foi feito o balanço da cooperação bilateral e definidas as prioridades até 2017. O Chefe de Estado angolano reuniu na altura em privado com o homólogo Raul Castro Ruz. Ao encontro, seguiu-se a assinatura de um memorando de entendimento nas áreas de construção civil e obras públicas no período de 2013-2017.
 
O acordo foi assinado pelo vice-presidente do Conselho de Ministros de Cuba, Ricardo Cabrisas Ruiz, e o ministro das Relações Exteriores, Georges Chikoti.

Angola, ficou decidido, passava a contar com a competência técnica de Cuba nos projectos de construção civil e obras públicas a cargo de empresas daquele país. Apenas na Lunda Norte, trabalham 76 cubanos, nos sectores da educação, saúde, energia e águas.

A diplomata cubana e a ministra da Ciência e Tecnologia anunciaram recentemente estudos para o alargamento da cooperação nos domínios da formação superior, a nível  de doutoramento e mestrado nas mais variadas áreas da Ciência, Tecnologia e Inovação.
 
Não existe ainda qualquer acordo a ser desenvolvido no domínio da ciência e tecnologia. O desafio é consolidar as plataformas já identificadas e formalizadas. Uma delegação do Centro Nacional de Investigação Científica do Ministério da Ciência e Tecnologia esteve no ano passado em Havana para identificar as condições para uma maior aproximação das instituições de investigação científicas de ambos os países, com as actuais expectativas a apontarem para o estabelecimento de convénios.


Nenhum comentário: