quarta-feira, 30 de abril de 2014

Portugal/Universidade de Coimbra de portas abertas para estudantes brasileiros com ENEM

24 abril 2014, África Digital http://www.africa21digital.com(Portugal)

Estudantes brasileiros que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) agora podem entrar diretamente na Universidade de Coimbra, sem terem de fazer os exames nacionais portuguesas.

Coimbra -- Pela primeira vez desde há muitas décadas, os estudantes brasileiros que possuem o ensino médio podem ingressar diretamente na Universidade de Coimbra sem terem de fazer os exames nacionais portugueses. Para se candidatarem, basta obterem boas notas no ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio, informa em nota, divulgada nesta quinta-feira (24), a Universidade de Coimbra.

A decisão da Universidade de Coimbra (UC) de aceitar as notas do ENEM como critério de seleção para o ingresso no primeiro ano dos seus cursos, resulta da nova legislação portuguesa, aprovada a 10 de março, que permite às instituições de ensino superior
portuguesas criarem sistemas de ingresso próprios para estudantes internacionais.

Assim, os estudantes brasileiros que queiram estudar na Universidade de Coimbra - uma das mais antigas instituições universitárias da Europa - podem, logo desde o 1º ano da graduação, candidatar-se utilizando os resultados do ENEM.

"Recebemos gerações de estudantes brasileiros que aqui sempre encontraram um ambiente acolhedor, impregnado de história e modernidade, e que fazem parte integrante da nossa história comum", afirma o vice-reitor responsável pelas Relações Internacionais da UC Joaquim Ramos de Carvalho.

Ainda de acordo com o professor Joaquim Ramos de Carvalho, citado no comunicado, "Coimbra oferece uma experiência acadêmica diferenciada que resulta da excelência e variedade de formações, da vivência internacional conjunta com estudantes de 90 países, numa cidade universitária de grande qualidade de vida, situada numa Europa sem fronteiras".

A Universidade de Coimbra foi classificada pela Unesco como Património Mundial em 2013 e oferece qualificação em quase todas as áreas do conhecimento, além de diversas linhas de pesquisa, das quais muitas premiadas. Na UC, os alunos também têm a possibilidade conviver com outras culturas e línguas, participar de programas de mobilidade pela Europa e ter uma experiência de vida diferenciada, com qualidade e tranquilidade.

A UC criou um site (www.uc.pt/brasil) especialmente dirigido a estudantes e pesquisadores brasileiros, onde se encontram todas as informações úteis, como os cursos oferecidos, as linhas de investigação realizadas, o financiamento e as informações práticas para preparação de uma vinda para Coimbra.


Nenhum comentário: