segunda-feira, 21 de abril de 2014

CPLP/Moçambique e Angola: Acordo Ortográfico com especificidades

21 abril 2014, Jornal Notícias http://www.jornalnoticias.co.mz (Moçambique)

 

Os ministros da Educação de Moçambique e de Angola defenderam que o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa incorpore as "especificidades" linguísticas de cada um dos Estados-membros da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Esta posição foi apresentada no final do encontro dos Ministros da Educação da CPLP e, na ocasião, o titular da pasta no país, Augusto Jone, afirmou que o acordo, que ainda não foi ratificado por Moçambique e Angola, deve contemplar as particularidades linguísticas de cada um dos países da comunidade.


“Trata-se de incorporar no acordo as especificidades da nossa língua”, disse o Ministro da Educação.

"Encontramos palavras que só têm sentido para os falantes de um determinado país” e “temos um vocabulário de cada país, além daquele que nos é comum", afirmou Augusto Jone.

Referiu que Moçambique tem uma cátedra na Universidade Eduardo Mondlane (UEM) que está a cuidar dos assuntos relacionados com o acordo ortográfico e o MINED está a articular com a Assembleia da República do país a ratificação do documento.

Os ministros da Educação da CPLP reuniram, em Maputo, no âmbito da VIII encontro ministerial do sector, tendo instado o Conselho Científico do Instituto Internacional da Língua Portuguesa a pronunciar-se em relação ao parecer oficial sobre o “Acordo Ortográfico", entregue pelas autoridades angolanas.

“Penso que as reflexões que fizemos englobaram as preocupações de todos os países que falam a Língua Portuguesa, em termos do enriquecimento desta língua e das nacionais que são faladas em cada um dos países”, disse o ministro da Educação angolano, Pinda Simão, salientando que Angola não está contra o Acordo Ortográfico.

Moçambique e Angola são os únicos países, de entre os oito da CPLP que ainda não rectificaram o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa.

São Estados-membros da CPLP Moçambique, Portugal, Brasil, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe e Timor Leste. 


Nenhum comentário: