sexta-feira, 2 de novembro de 2007

SADC e EAC buscam cooperação regional

Maputo, 2 novembro 2007 - Os líderes da Comunidade de Desenvolvimento da Africa Austral (SADC) e da Comunidade da África Oriental (EAC) deverão realizar, brevemente, uma cimeira que vai criar os alicerces para a cooperação entre os dois blocos económicos regionais.

Falando em entrevista ao jornal “The EastAfrican”, o Secretário-geral da COMESA, Erastus Mwencha, disse que a cimeira vai discutir novas formas de cooperação e a racionalização dos blocos económicos regionais.

Sem precisar datas e nem agenda do evento, Mwencha disse que a cimeira, também é apoiada pelo Mercado Comum para Africa Oriental e Austral (COMESA).

“A cimeira será realizada brevemente. O processo de cooperação já começou e vai tomar em consideração todas as sensibilidades políticas”.

Ele sublinhou que a racionalização das comunidades económicas regionais vai ajudar o continente a resolver alguns dos desafios que o continente enfrenta, citando como exemplos a dispersão de recursos e inaptidão de consolidar os ganhos da integração regional.

Mwencha também revelou que a COMESA está actualmente a encorajar as organizações tais como Programa Mundial para Alimentação (PMA) a adquirir comida para assistência humanitária na região.

Contudo, ele sublinhou que os Estado membros da EAC devem concentrar as suas atenções para alcançar à integração regional, caso queiram formar um bloco politicamente influente e altamente competitivo.

“Para mim, a coisa mais importante é conseguir implementar a União Alfandegária e uma união económica funcional porque, de momento, as pessoas nem mesmo sabem de que é que estamos a falar. Gostaria de ver uma situação onde tudo aquilo que fizermos venha eventualmente a crescer no contexto dos cinco passos que, supostamente, deverão ser tomados para se alcançar a integração regional”, disse Mwencha.

Os três blocos africanos, nomeadamente a SADC, EAC e COMESA, da África Austral e Oriental respectivamente estão a caminhar em direcção a uma harmonização das regras de comércio para o incremento da sua integração.

Em Junho último, durante a 5ª Reunião da Forca Tarefa Conjunta (JTF) realizada em Zanzibar — e que teve como participantes delegados da COMESA, EAC e SADC — discutiu-se uma abordagem conjunta para a implementação das redes regionais de telecomunicações baseado no Projecto Comtel da COMESA e no Projecto Regional de Infra-estruturas de Informação da SADC.

Os delegados a reunião de Zanzibar acordaram na realização de uma cimeira conjunta com a participação de todos os Estado membros da COMESA, EAC e SADC para acelerar o comércio, a criação de uma União Alfandegária e desenvolvimento de infra-estruturas.

Outros indicadores de que os dois blocos estão a caminhar rapidamente para a busca da integração regional foi o anunúcio pelos representantes da EAC, SADC e COMESA, nos meados do ano passado, do início de consultas com vista a criação de uma moeda comum e um Banco Central até ao ano de 2025.

O Secretariado da COMESA já está a fazer consultas sobre a formação de uma equipa tripartida para desenhar um projecto para a formação de uma união monetária.

Actualmente, existem no continente várias Comunidades económicas Regionais.

Aliás, os próprios lideres africanos já começam a admitir a existência de um número exagerado de instituições viradas a integração regional, e uma das suas consequências é que muitos países acabam por se filiar a mais de uma comunidade regional, o que resulta numa duplicação de esforços pela parte dos países membros e dispersão de recursos. (Notícias)

Nenhum comentário: