Ana Paula Marra/Agência Brasil
Segundo informou o porta-voz da Presidência da República, Marcelo Baumbach, o desejo de Lula é que sua visita à Bolívia seja marcada “pelo equacionamento” de questões bilaterais e pela assinatura de entendimentos e novos acordos, sobretudo na área energética.
“O presidente referiu-se ao bom andamento em nível ministerial e empresarial para se chegar a novos acordos entre os dois países, sobretudo na área energética, e mencionou também a possível retomada de projetos de industrialização do gás boliviano”, anunciou Baumbach.
Em conversa com Morales, o presidente brasileiro enfatizou a importância de empresários brasileiros acompanharem sua visita à Bolívia, para que o Brasil possa intensificar as oportunidades de investimentos com aquele país.
Durante o telefonema, os dois presidentes conversaram, também, sobre os recursos que serão destinados para cooperação em desenvolvimento agrário entre os dois países. “O presidente Lula recordou que não foi ainda encontrado a forma de utilização dos cerca de US$ 10 milhões aprovados pelo Congresso brasileiro para cooperação em desenvolvimento agrário com a Bolívia. Ele considera importante acordar entre os dois países uma destinação para esses recursos, a fim de poder aproveitá-los ainda neste ano”, disse o porta-voz.
Os cerca de US$ 10 milhões aprovados pelo Congresso Nacional brasileiro, por solicitação do presidente Lula, deverão ser aplicados com prioridade em assentamentos alternativos para as famílias brasileiras que vivem na região de fronteira com a Bolívia.
Os dois presidentes acordaram ainda, segundo o porta-voz, que durante a 17ª Cúpula Ibero-Americana, em Santiago do Chile, de 8 a 10 de novembro, irão se encontrar para preparar a reunião de dezembro próximo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário