Portal do Conselho Indigenista Missionário/5 outubro 2007
Dival (branco que a criou) cortou, tirou tudo.
Eu não queria que ele tirasse, mas ele me agradou para tirar e tirou tudo.
Até o meu brinco e o amarrilho de minha perna foi tirado. Eles me deixaram nua, embora estivesse de vestido.”
(Relato de Ã, uma das sobreviventes, hoje vive na terra indígena Guarapuava)
Entre os dias 6 e 8 de outubro, acontecerá o “Encontro do Povo Xetá”, em Guarapuava, no Paraná. O Encontro reunirá os seis sobreviventes do massacre ao povo Xetá, ocorrido na década de 1950, e seus descendentes. Eles lembrarão o passado do povo e articularão a luta por seus direitos, principalmente à terra.
Um dos sobreviventes do massacre, Tiquein Xetá, assina o convite para o Encontro, que diz: “Estamos promovendo este Encontro para nos articular, para convivermos, para conversarmos sobre nosso passado, nosso presente e nosso futuro, para demonstrar nossa intenção de voltarmos a nos reunir enquanto povo, para sensibilizar o Estado e a Sociedade Brasileira quanto à importância de demarcar a nossa terra tradicional e para dialogarmos com representantes de órgãos públicos, entidades civis e Igrejas”.
Contatados em meados do século XX, na região noroeste do Paraná, os Xetá sofreram um dos maiores massacres já verificados contra populações indígenas no Brasil. Quase todos os Xetá foram mortos em menos de uma década, devido à selvagem colonização implementada no território em que viviam. Os poucos sobreviventes e seus descendentes vivem dispersos em terras de outros povos e em centros urbanos nos estados do Paraná, Santa Catarina e São Paulo.
No Encontro, os dias 6 e 7 serão reservados para convivência e conversa entre os Xetá. No dia 8 pela manhã, ocorrerá uma reunião com representantes de órgãos públicos, lideranças políticas, entidades civis e Igreja.
O Encontro tem apoio da Equipe Paraná do Conselho Indigenista Missionário. Será aberto à imprensa.
Contatos para imprensa
Tiquein Xetá (41) 9996 8302
CIMI Sul Equipe Paraná (42) 3623 4597
Cléber Buzato (Cimi) (42) 9107 1383
http://www.cimi.org.br/?system=news&action=read&id=2791&eid=358
Nenhum comentário:
Postar um comentário