sexta-feira, 3 de agosto de 2007

Venezuela/Sean Penn em Caracas aplaude críticas de Chávez a George W. Bush


Caracas, 3 Agosto 2007 - A "estrela" de Hollywood Sean Penn aplaudiu na quinta-feira, em Caracas, as críticas do Presidente venezuelano Hugo Chávez à política de George W. Bush e à continuação da guerra no Iraque.

Chávez manteve uma reunião privada de duas horas com Sean Penn, no fim da qual classificou o actor de "corajoso" por se opor à política da Casa Branca e ter publicamente reclamado a demissão de Bush.

"Em nome dos povos do mundos, Presidente Bush, retire as tropas do Iraque", disse Chávez, numa sessão pública diante de apoiantes com camisas vermelhas. "Já basta de tanto genocídio."

Penn, com auscultadores de tradução, estava sentado na primeira fila e várias vezes aplaudiu o líder venezuelano, outras vezes assentindo com a cabeça.

Chávez disse que tinha almoçado com Penn e discutido com ele a questão de saber "porque é que o império [EUA] ataca tanto Chávez?"

"O Governo dos Estados Unidos tem medo, sim, tem medo de que o povo dos Estados Unidos saiba a verdade real", disse Chávez, enumerando os seus programas de apoio aos pobres apoiados na venda de petróleo.

"Porque se o povo dos Estados Unidos, aqueles milhões e milhões de pobres (...) se essa nação perceber o que está realmente a acontecer aqui, haverá uma revolução nos Estados Unidos", afirmou Chávez, com aplauso de Sean Penn.

O actor continua a série de celebridades norte-americanas que se têm deslocado à Venezuela para conhecer a realidade local e manifestar apoio a Chávez. Antes dele vieram, entre outros, o actor Danny Glover e o cantor Harry Belafonte.

Hugo Chávez saudou também a visita de um grupo de estudantes norte-americanos e manifestou a esperança de que "com o próximo Governo poderemos pelo menos retomar o diálogo".

Referindo-se a Penn, Chávez disse que "este homem opôs-se à guerra no Iraque com todas as suas forças e, mais do que isso, foi a Bagdad (...) e agora vem aqui. Está a dar uma volta pelo `eixo do mal`", ironizou.

Sean Penn visitou bairros populares de Caracas e os novos estúdios de cinema apoiados pelo Estado. (RTP/Lusa)


Nenhum comentário: