terça-feira, 14 de agosto de 2007

Estudo chinês destaca 2 universidades lusas e 5 brasileiras

Pequim, 13 Agosto 2007 - Duas universidades portuguesas e cinco brasileiras estão entre as 500 melhores instituições de ensino superior do mundo, segundo a lista de 2007 da Universidade Jiaotong, de Xangai, que atribui o primeiro lugar à Universidade americana de Harvard.


As Universidades de Lisboa e do Porto partilham o número 402 da lista com outras instituições de ensino, figurando entre as melhores 500 da classificação mundial, confirmou à Agência Lusa, em Pequim, o diretor do departamento de pesquisas da Universidade Jiaotong, Liu Niancai.


Entre as universidades européias, que dominam o ranking das melhores do mundo, com 227 listadas, as universidades de Lisboa e Porto aparecem entre a posição 172 e 207.


Segundo a universidade de Xangai, no leste da China, que realiza este estudo desde 2003, oito das dez melhores universidades do mundo são americanas, com as inglesas Cambridge (4.º) e Oxford (10.º) completando a lista.


USP
A Universidade de São Paulo (USP) lidera a listagem das melhores universidades da América Latina. Entre as instituições de ensino em língua portuguesa, a USP é a melhor colocada no ranking mundial.


O Brasil coloca cinco universidades entre as melhores 500 do mundo, constando ainda da lista a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a Universidade Estadual Paulista (Unesp) e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).


As universidades chinesas mais prestigiadas, segundo o estudo, são a Tsinghua (167º) e a de Pequim (228º), ambas situadas na capital chinesa.


O relatório da Universidade Jiaotong, um dos mais conceituados no mundo, juntamente com a The Times Higher World University Ranking, estudou este ano mais de 2 mil universidades de todo o mundo, mas tornou públicas apenas as melhores 500.


A lista baseia-se em critérios como o número de prêmios Nobel e outros reconhecimentos acadêmicos, o número de artigos publicados em revistas científicas nacionais e internacionais, o número de alunos e a qualidade de ensino e ainda o número de vezes que revistas de prestígio acadêmico citam pesquisadores da instituição. (Lusa)

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