quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Moçambique/Suazilândia quer adquirir energia a Moçambique

Mbabane, Suazilândia, 24 janeiro 2008 - Um responsável da eléctrica da Suazilândia afirmou quarta-feira em Mbabane que a empresa está a ponderar importar energia de Moçambique depois de a sul-africana Eskom ter congelado as exportações.
Sikhumbuzo Tsabedze, director do departamento de cientes da estatal Swaziland Electricity Board (SEB), disse que a Suazilândia tem de encontrar fornecedores alternativos uma vez que a eléctrica sul-africana debate-se com falta de energia.
Em declarações à Rádio Suazilândia, Tsabedze disse que na sequência das notícias indicando que a Eskom vai reduzir a quantidade de energia que vende aos países vizinhos vamos falar com Moçambique para lhe adquirirmos energia.
No final da semana passada, a Eskom anunciou que ia parar com as exportações para os países vizinhos uma vez que estão a ocorrer apagões no África do Sul.
Até à data, a Suazilândia recebia 80 por cento da energia eléctrica que consome da África do Sul e os restantes 20 por cento de Moçambique. (macauhub)

Nenhum comentário: