Luanda, 21 janeiro 2008 - O primeiro-ministro de São Tomé e Príncipe, Tomé Vera Cruz, considerou hoje, em Luanda, Angola como um parceiro de grande importância estratégica na política externa do seu país.
Em breves declarações à imprensa, no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, em trânsito para Portugal, Tomé Vera Cruz informou que tal facto se deve a factores históricos e ao bom andamento da cooperação entre os dois países.
Segundo o chefe do Governo são-tomense, a curta escala por Angola serviu, também, para passar em revista, com as autoridades, algumas áreas que interessam o seu país no âmbito da cooperação bilateral, desde o ramo público ao empresarial.
“É evidente que também gostaríamos de ter uma actividade empresarial forte, no sentido de vermos alguns empresários angolanos a envolverem-se no processo de desenvolvimento da São Tomé e Príncipe, em áreas a identificar”, acrescentou.
Tomé Vera Cruz manifestou ainda o interesse de ver reforçado a cooperação com Angola nos sectores da Comunicação Social, das Relações Externas, Saúde, Educação e Recursos Naturais.
A sua chegada a Luanda, Tomé Vera Cruz foi recebido pelo primeiro-ministro em exercício João Baptista Kussumua, com quem abordou durante aproximadamente 45 minutos questões de interesse bilateral.
De notar que os sectores dos petróleos, transportes, finanças, bancas e agricultura apresentam-se como destaque no relançamento da cooperação económica entre Angola e São Tomé e Príncipe que inclui, entre outras áreas, hotelaria e turismo, cultura, obras públicas, justiça e comunicação social.
A última reunião da Comissão Bilateral mista entre os dois países realizou-se em Novembro de 2007 em Luanda. (AngolaPress)
Noticias, artigos e análises sobre economia, politica e cultura dos países membros do Mercosul, CPLP e BRICS | Noticiero, articulos e analisis sobre economia, politica e cultura de los paises miembros del Mercosur, CPLP y BRICS
segunda-feira, 21 de janeiro de 2008
Primeiro-ministro de São Tomé considera Angola parceiro estratégico
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário