terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Premiê português pode visitar Caracas no primeiro trimestre

Caracas, 21 janeiro 2008 - O primeiro-ministro de Portugal, José Sócrates, visitará a Venezuela em breve, acompanhado por uma delegação empresarial, anunciou à Agência Lusa o secretário de Estado do Comércio, Serviços e Defesa do Consumidor de Portugal, Fernando Serrasqueiro.
Segundo Serrasqueiro, que está em Caracas, a visita poderá acontecer entre a segunda quinzena de fevereiro e a primeira de março, quando se realiza uma feira portuguesa no Forte de Tiúna, principal instituição militar da capital venezuelana.
Fernando Serrasqueiro afirmou à Lusa que a viagem de Sócrates está na dependência da negociação de acordos com a Venezuela - motivo que o levou ao país pela terceira vez.
Os acordos visam a "re-equilibrar a balança comercial portuguesa, que hoje está muito desequilibrada, dadas as importações de petróleo que Portugal faz da Venezuela" e os baixos valores das exportações.
Fernando Serrasqueiro disse ainda que "as boas relações de natureza político-diplomática têm vindo a ser favoráveis" para criar condições para re-equilibrar a balança comercial portuguesa.
"Estamos, neste momento, trabalhando no complemento a um acordo já existente [...] e, se tudo correr bem, quer dizer, se de fato eu conseguir fechar o acordo […], há a possibilidade" de que o documento seja assinado na Venezuela pelo primeiro-ministro português e pelo presidente Hugo Chávez, disse.
O secretário de Estado adiantou que "há ainda algum trabalho para se fazer até chegar a essa situação" e a realização da feira servirá para os portugueses mostrarem seus produtos mais tradicionais, mas também aqueles que são menos divulgados na Venezuela, como os que utilizam novas tecnologias.
Segundo o governante, as negociações estão ocorrendo de maneira bastante rápida "Eu estive aqui há dois meses e meio e, depois disso, os venezuelanos estiveram em Lisboa. Agora estou de novo aqui e já temos programado um outro espaço no sentido de poder proporcionar o equilíbrio da balança comercial", afirmou.
Fernando Serrasqueiro chegou no domingo à tarde a Caracas para uma visita de quatro dias, acompanhado por uma comitiva formada por 15 empresários dos setores de agrícola, energético, de equipamentos para a indústria petrolífera, construção naval, indústria farmacêutica, telecomunicações e turismo.
Nesta segunda, Serrasqueiro participa de reuniões com representantes do Ministério de Energia e Petróleo da Venezuela e com uma delegação governamental e empresarial, visando a preparar o acordo "de cooperação energética".
Durante os outros dois dias de visita oficial, Serrasqueiro manterá uma série de encontros em diversos ministérios, com o objetivo de "estabelecer contatos que permitam criar oportunidades de negócios para empresas portuguesas".
Segundo dados do instituto luso de estatística, em 2006, Portugal exportou para a Venezuela o equivalente a 17,3 milhões de euros em produtos, tendo as exportações para o país sul-americano crescido, em média, 16,5% ao ano desde 2002.
Entre as principais exportações lusas estão produtos agrícolas, máquinas e aparelhos, produtos alimentares, metais, têxteis e madeira e cortiça.
A balança comercial entre os dois países é claramente desfavorável a Portugal, tendo atingido 211 milhões de euros no ano passado - quase o dobro do registrado em 2002.
O petróleo constitui quase a totalidade das importações portuguesas provenientes da Venezuela. (Lusa)

Nenhum comentário: