quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

Angola/Japão financia recuperação dos portos do Lobito e de Namibe

Luanda, Angola, 17 janeiro 2008 - O Japão vai financiar com 500 mil dólares a reabilitação dos portos angolanos do Lobito (litoral-centro) e do Namibe (sudoeste), nos termos dum acordo assinado terça-feira em Luanda com as autoridade angolanas.
O acordo foi assinado pela vice-ministra angolana para a cooperação, Irene Neto, e pelo embaixador do Japão em Angola, Susumo Shibata, na presença do presidente da Liga Parlamentar de Amizade entre o Japão e a União Africana, Tetsuro Yano, que iniciou terça-feira uma visita de dois dias a Angola.
Irene Neto afirmou na ocasião que os portos do Lobito e Namibe são uma das pedras angulares no exercício desta reconstrução, razão pela qual se congratulou com a decisão do governo japonês em ajudar na materialização do projecto.
A vice-ministra salientou que o Japão se destaca como um parceiro realista na identificação das potencialidades de Angola, bem como a eficiência daquele país asiático nas suas acções.
Previu que o ano de 2008 será o da consagração de parcerias económicas mais sólidas, no âmbito da Conferência Internacional de Tóquio para o Desenvolvimento de África que, no entender de Irene Neto, é "símbolo do enpenhamento japonês no crescimento sustentado do continente africano".
Angola e o Japão estabeleceram relações diplomáticas em 1976 e cooperam nos sectores dos transportes, das obras públicas, da saúde, da desminagem e da reinserção social. (macauhub)

Nenhum comentário: