Pequim, China, 15 janeiro 2008 - Angola tornou-se no maior parceiro comercial chinês em África, afirmou em Pequim o ministro-conselheiro da embaixada angolana em Pequim, André Panzo, na cerimónia dos 25 anos de relações diplomáticas entre os dois países.
Entre Janeiro e Outubro de 2007, o comércio entre Angola e a China ultrapassou 10,3 mil milhões de dólares, mais 3,5 por cento do que no mesmo período de 2006, segundo as estatísticas oficiais chinesas.
Angola ultrapassou a África do Sul como o maior parceiro comercial da China em África em 2006. A seguir à Arábia Saudita, Angola foi o segundo maior fornecedor de petróleo à China em 2006, tendo exportado durante o ano 23,45 milhões de toneladas de petróleo em rama, segundo dados do Ministério do Comércio chinês.
Na cerimónia, o presidente da Associação de Amizade do Povo Chinês com os Países Estrangeiros, Chen Haosu, afirmou que "as empresas chinesas são participantes activos na economia angolana e os projectos desenvolvidos com o apoio chinês traduziram-se em benefícios económicos e sociais para Angola".
A China concedeu a Angola um empréstimo de 4,4 mil milhões de dólares, para a construção de infra-estruturas, a ser pago em petróleo. (macauhub)
Noticias, artigos e análises sobre economia, politica e cultura dos países membros do Mercosul, CPLP e BRICS | Noticiero, articulos e analisis sobre economia, politica e cultura de los paises miembros del Mercosur, CPLP y BRICS
terça-feira, 15 de janeiro de 2008
Angola é o maior parceiro comercial da China em África
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário