Noticias Lusofonas/15 janeiro 2008
Segundo o relatório "UN e-Government Survey 2008 - Do governo electrónico à governação conectada", o país africano melhor posicionado, a África do Sul, surge em 61º lugar na tabela de todos os países, seguindo-se as Ilhas Maurícias, em 63º, as Seicheles, em 69º no cômputo geral e terceiro em África, e o Egipto, em 79º, que subiu 20 posições em relação à tabela de 2005.
No quinto lugar aparece Cabo Verde, em 104º lugar na tabela geral, que subiu 12 posições em relação a 2005.
O ranking das Nações Unidas é estabelecido com base num índice quantitativo composto por indicadores de acesso à Internet, das infra-estruturas de telecomunicações e da qualificação dos recursos humanos.
Angola subiu 31 lugares e está agora em 127º no cômputo geral, S. Tomé e Príncipe, em 130º, subiu cinco posições, Moçambique, em 152º, desceu seis em relação a 2005, e a Guiné-Bissau, em 177º, subiu três posições na tabela geral.
Segundo o NOSI (Núcleo Operacional da Sociedade de Informação) de Cabo Verde, o país poderá no futuro alcançar lugares ainda mais elevados, tendo em conta nomeadamente a parceria estratégica estabelecida recentemente com a empresa Microsoft que inclui a criação de um Centro de Inovação no arquipélago.
Na área da sociedade da informação Cabo Verde tem também acordos com a China para reforçar as infra-estruturas do país.
O governo cabo-verdiano tem tomado medidas no sentido de melhorar a governação electrónica, como o recentemente criado portal que permite pedir certidões online em qualquer parte de Cabo Verde ou no estrangeiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário