quarta-feira, 7 de novembro de 2007

Angola/Luanda abre consulado em Macau

Macau (China) 7 novembro 2007 - Angola abre na sexta-feira em Macau um consulado chefiado pelo embaixador Rodrigo Pedro Domingos, o segundo na região do delta do rio das Pérolas, depois de ter aberto também uma representação consular em Hong Kong em Abril de 2007.
A abertura de um consulado de Angola em Macau pretende, entre outros objectivos, cativar os empresários locais para investirem num país em processo de reconstrução, afirmou terça-feira em Macau o consul Pedro Domingos.
O consulado de Angola será aberto tendo também em conta as "ligações históricas" entre Macau e Angola, já que estiveram sob o domínio português e falam a língua portuguesa, disse o diplomata, em declarações aos jornalistas.
Sublinhando que a criação do Secretariado Permanente do Fórum para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa em Macau é uma das razões da abertura do consulado, Rodrigo Domingos disse que a China tem ajudado Angola na reconstrução e que as autoridades angolanas querem também cativar o interesse dos empresários de Macau.
Rodrigo Domingos assume também a tarefa de identificar a comunidade angolana residente em Macau e quer desenvolver contactos para aumentar o número de bolseiros a estudar nas instituições de ensino superior local, abrangendo não só as tradicionais áreas do Direito e da Engenharia, mas ampliando para sectores como a hotelaria ou a gestão.
A inauguração do consulado de Angola em Macau, o segundo com instalações permanentes no território - depois do de Portugal - vai coincidir com as cerimónias destinadas a assinalar os 32 anos da independência do país.
Angola é o segundo maior parceiro chinês no espaço lusófono e efectuou trocas comerciais de oito mil milhões de dólares até Agosto deste ano, o que traduz uma ligeira diminuição de 4,6 por cento face ao período homólogo anterior. (macauhub)

Nenhum comentário: