Luanda, 1 outubro 2007 - A criação de uma Rede Especializada em Segurança Alimentar e nutricional será um importante instrumento para a concretização de uma das metas da Declaração do Milénio: a eliminação da fome da subnutrição, afirmou hoje (segunda-feira) o secretario-executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), Luís Fonseca, numa mensagem lida no encontro.
Na mensagem, lida pela representante de Angola na organização, Juvelina Imperial, na abertura do 1º Simpósio sobre Segurança Alimentar e Nutricional: Um Desafio de Cooperação e de Desenvolvimento da CPLP", Luís Fonseca refere que a rede permitirá o desenvolvimento de projectos, que possam beneficiar da cooperação internacional.
Salienta que a proposta de criação de uma rede especializada em segurança alimentar e nutricional surge em resposta a necessidade de uma acção coordenada no âmbito da CPLP, com vista a uma maior colaboração entre os seus membros, em matéria de segurança alimentar.
O secretário-executivo da CPLP recordou que a eliminação da fome e da subnutrição foi consagrada como objectivos da CPLP pelos chefes de Estado e de Governo da instituição, na sua VI Conferência realizada em Bissau (Guiné Bissau), em Julho de 2006.
"Por esta razão o Secretariado Executivo da CPLP apoia a proposta e prestará toda a sua colaboração para a institucionalização e o sucesso da a rede", lê-se na mensagem.
O 1º Simpósio sobre Segurança Alimentar e Nutricional é uma iniciativa da Universidade Agostinho Neto e tem, entre outros objectivos, a troca de experiências e a procura de soluções para as necessidades alimentares e nutricionais da população.
No evento, dividido em dois painéis, estão em abordagem temas como a "Segurança Alimentar como factor de Desenvolvimento", "A Alimentação e Nutrição: Recursos Humanos e Qualidade de Vida", entre outros.
Participam no encontro especialistas e responsáveis de instituições governamentais e de ensino dos países membros da CPLP.
A República de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné Bissau, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor Leste e Moçambique constituem a Comunidade dos Países da Língua Portuguesa CPLP. (AngolaPress)
Nenhum comentário:
Postar um comentário