quinta-feira, 11 de outubro de 2007

Guiné-Bissau/Primeiro-ministro angolano rende homenagem a Amílcar Cabral

Bissau, 10 outubro 2007 (Do enviado especial) – O primeiro-ministro angolano, Fernando da Piedade Dias dos Santos, rendeu hoje, quarta-feira, homenagem ao “fundador da nacionalidade” guineense, Amílcar Cabral, em cujo Mausoléu, em Bissau, depositou coroas de flores, gesto repetido nos túmulos de outros combatentes da liberdade.

As homenagens ao “pai” das independências da Guiné e de Cabo Verde marcaram o essencial da agenda do segundo dia da visita oficial e de trabalho de 72 horas do primeiro-ministro angolano à Guiné-Bissau.

Acompanhado do primeiro-ministro guineense, Martinho Ndafa Cabi, e por membros da sua delegação, Fernando da Piedade deslocou-se, em seguida, à região de Bafatá, 150 quilómetros a leste de Bissau, onde também depositou coroas de flores no memorial em honra de Cabral, no centro da cidade com o mesmo nome.

As homenagens terminaram com uma visita guiada à velha residência, hoje convertida em património nacional, onde Amílcar Cabral nasceu, a 12 de Setembro de 1924.

Líder fundador do PAIGC e da luta de libertação destas antigas colónias portuguesas, Cabral morreu a 20 de Janeiro de 1973, em Conacry, na vizinha República da Guiné, vítima de atentado.

Assinado o correspondente livro de honra, Fernando da Piedade disse, à imprensa, sentir-se honrado pelas homenagens que acabava de render a um dos mais ilustres combatentes de África contra a dominação colonial.

De Bafatá, o primeiro-ministro angolano seguiu para a localidade de Saltinho, cerca de 300 quilómetros a sul de Bissau, para uma visita ao trecho do rio Corrumbal, onde se pensa construir a primeira barragem hidroeléctrica da Guiné-Bissau, projecto em que Angola, eventualmente, também pode vir a participar.

O empreendimento é tido como prioritário e de extrema importância para suprir as graves carências de energia eléctrica que o país actualmente enfrenta e que impedem a instalação de indústrias.

Quinta-feira, Fernando da Piedade Dias dos Santos vai ser recebido em audiência pelo Presidente João Bernardo “Nino” Vieira, depois das visitas que tem marcado à Universidade Amílcar Cabral, Museu Etnográfico e ao Porto Comercial de Bissau, no período da manhã.

À tarde terá lugar a sessão solene de assinatura de vários documentos que vão conformar o reforço e alargamento das relações entre os dois países, preparados pela comissão bilateral para a cooperação económica, técnico-científica e cultural.

Trata-se, em concreto, de um protocolo de cooperação económica e de acordos de cooperação nos domínios do Comércio, Cultura, Promoção e Protecção de Investimentos, Construção Civil e Obras Públicas e das Pescas e Aquicultura.

Nesta sua primeira visita à Guiné-Bissau, o primeiro-ministro angolano faz-se acompanhar de uma delegação multidisciplinar, integrada pelos ministros das Obras Públicas, dos Transportes e das Pescas, respectivamente Higino Carneiro, André Luís Brandão e Salomão Xirimbimbi, e pelo vice-ministro das Relações Exteriores, Georges Chicoti.

A delegação regressa ao princípio da noite de quinta-feira à Luanda. (AngolaPress)

Nenhum comentário: